segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A moda das tatuagens

 
Definitivamente, eu não gosto mesmo nada de tatuagens.  Não consigo! Há modas que não me convencem de modo algum, vista a questão seja de que perspectiva for. E há coisas, também,  em relação às quais eu me confesso de uma intransigência sem limites, desproporcionada, quase irracional.
Dantes, quando eu era pequena, as tatuagens eram todas em forma de coração e tinham mensagens similares, que passavam  invariavelmente por uma inscrição do género: "amor de Mãe - Angola 1973". Hoje, há de tudo um pouco e para todos os gostos: desde a "Sininho" à execrável "Hello Kitty", passando por frases pseudo-profundas como: All you need is love, símbolos árabes ou caracteres japoneses, golfinhos no ombro,  rosas no tornozelo, estrelas na nuca ou no pescoço, flores no pulso, o nome do(a) namorado(a) nos lugares mais inconcebíveis, até aos desenhos personalizados e pretensamente originais, mas que de inovador têm muito pouco. E, no entanto, a diversidade não veio melhorar nada. Pelo contrário. O facto de ser uma moda que tem agora tantos seguidores, tornou-a  mais banal e corriqueira e, por isso mesmo,  ainda mais detestável. Com a agravante de que aquela porcaria nunca mais sai.
Quando penso em tatuagens, ou quando me entram pelos olhos dentro, vem-me sempre à ideia uma canção brasileira e a voz, magnífica, de Luís Represas: "Porque gado a gente marca (...) mas com gente é diferente..."
Falam-me de "arte" e de mais não sei o quê e eu não encontro ali beleza alguma. Apenas consigo vê-las no que têm de mais "chunga". Há em todas as tatuagens um toque qualquer de vulgaridade, que as torna, aos meus olhos, todas iguais. Um bocadinho exibicionistas, até.
E não apenas em casos extremos, de tatuagens enormes, que ocupam grandes extensões do corpo. Refiro-me a todas;  e, por isso, também, àquelas mais ou menos simples, em lugares recônditos, acessíveis apenas a alguns olhares, em circunstâncias de maior intimidade. Porque não há tatuagens discretas. É sempre qualquer coisa que está a mais,  uma espécie de borrão, uma mancha que se podia ter evitado. E já vi corpos lindos, que perdem a sua absoluta perfeição, porque, num cantinho qualquer, lá está aquele defeitozinho a dizer "olá, cá estou eu", confirmando a ideia de que "no melhor pano cai a nódoa".
Consigo, apesar de tudo,  amar quem tem uma tatuagem? Claro que sim, porque às vezes o amor sobrepõe-se a tudo e, então, a questão passa a ser insignificante. Não é pois caso para gostar menos de alguém só por causa de uma tatuagem,  mas, olhando para ela,  apetece-me sempre dizer: "Serias tão mais perfeito se não tivesses isso aí..."
Chamem-me beta, tia, snob, o que quiserem, mas não consigo olhar para uma tatuagem sem a achar uma "piroseira".
Enfim, parafraseando a Imperatriz Sissi, de um blog a que acho imensa piada, eu, quanto a esta "modernice", manifesto o meu enorme e mais profundo blheeec!

12 comentários:

  1. Faço minhas as suas palavras.Só que eu não saberia exprimir tão bem o que sinto em relação ás tatuagens.

    ResponderEliminar
  2. Oh, Isabel, que bom haver quem ainda pense assim. Faz-me uma impressão enorme ver corpos tatuados e sempre acreditei que o corpo é sagrado. Sei bem que esta cultura veio do oriente e que lá tb se pintam as caras e furam as orelhas e o nariz e o resto....mas tatuagens e piercings, no please!

    Somos umas cotas:)))

    ResponderEliminar
  3. Virgínia: se ser cota é ter bom gosto, então sim! :)
    O que me irrita verdadeiramente são aquelas pessoas que perante uma pessoa com uma opinião diferente, têm tendência a considerá-la "estúpida", ou outra coisa qualquer. Não gosto de tatuagens e pronto. Qual é o problema? Quem quiser que as faça. Mas eu continuarei a não gostar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sabe, Isabel, já me repeliram mais. Precisamente pelos motivos que invoca. Mas hoje impera a condescendência e, até, a bonomia. Sei lá se não hei-de morrer com uma tattoo marcada em mim. Ademais, marca por marca, prefiro-as no corpo...

    beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ao menos as do corpo eliminassem as outras... ;)

      Nada a fazer: não consigo deixar de achá-las um pouco (ou mesmo muito) "chungas".

      Beijinho

      Eliminar
    2. sensacional seu post, você refletiu 100 % do meu pensamento.
      as tatuagens antes eram sinônimos de rebeldia e personalidade, hoje são ( pelo menos para mim ) sinônimo de caretice e mediocridade.

      nunca gostei e nunca vou gostar.

      adorei seu post

      Eliminar
  5. Isabel, parabéns pelo seu post. Adorei o que escreveu. É exatamente o que penso em relação a esta "moda" tão vulgar e banal... é triste ver corpos tão lindos serem marcados e "sujos" por tinta, para sempre.
    Haja ainda alguém com um pensamento "clean" que saiba apreciar a verdadeira beleza do corpo humano, sem marcas artificiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente há muita gente que pensa como eu (como nós).
      Obrigada anónimo!

      Isabel

      Eliminar
  6. Não gostar de tatuagens não tem muito a ver com ser tia ou beta, ou outra coisa qualquer, aliás eu diria que é hoje essa "tribo" de gente que mais exibe as tatuagens.
    Eu também ainda sou do tempo, não dos "amores de mãe" e dos "Angola 69" até porque já nasci depois de 74, mas sou do tempo das tatuagens (e dos piercings por exemplo) serem coisas dos dos punks e dos drogados! Ter tatuagem ou ser homem e usar brinco das duas uma, ou era drogado ou então era paneleiro!

    Mas em tudo na sociedade sempre que surge algo novo ou diferente, primeiro hostiliza-se, critica-se violentamente e depois da ideia já estar bastante gasta e muitas vezes até abandonada pelos pioneiros, então de repente todos os que criticavam vão a correr e adotar aquilo que antes criticavam. É sempre assim.

    E é por isso que hoje já não vejo as tatuagens como via há vinte anos atrás, e sinto-me bem por (ainda) ter a pele virgem, porque hoje - curiosamente! - ser-se original é não ter tatuagens!
    No que se refere à estética acho que há de tudo, coisas de muito bom gosto, mas o que mais vejo na rua - e as pessoas fazem questão de as mostrar, nem que para isso inventem uma peça de roupa ridícula para mostrar aquele bocado de pele! - são coisas do mais mais piroso que há, mas isso é como tudo, gostos não se discutem e cada um é que sabe o que rabisca na pele. Mas sem dúvida que as tatuagens mais "inteligentes" são aquelas que as pessoas escrevem lá o nome da pessoa de quem em breve se vão separar!

    ResponderEliminar
  7. Inteiramente de acordo com o que escreveu.Além de "chunga" é "rasca", próprio de quem é possuidor de uma mediocridade confrangedora.Mas como está na moda, a dita moda de quem boa parte é dependente, então vamos lá tatuar.Felizmente ainda há gente que não embarca em pseudo-modas.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já antigo, o texto. Tem quase um ano. Mas a minha opinião mantém-se. Obrigada Carlos Alberto

      Eliminar
  8. Não podia estar mais de acordo com o que escreveu. O nivelamento por baixo bem patente neste tipo de manifestações da moda.

    ResponderEliminar