domingo, 7 de abril de 2013

Lisboa no cinema


A crítica arrasava-o, considerando-o um filme menor. As opiniões que ia ouvindo não eram unânimes, dividindo-se entre sim e não, de modo mais ou menos equilibrado. Mas achei que Jeremy Irons e Lisboa como cenário eram motivos mais que suficientes para lhe dar o benefício da dúvida. Foi o que me fez ceder.
É, de facto, pouco interessante este "Comboio Nocturno para Lisboa", do realizador dinamarquês Bille August, adaptação de um romance suíço de 2004 (Nachtzug nach Lissabon) de Pascal Mercier e apresentado como um "thriller filosófico". E apesar de Jeremey Irons, que é sempre fabuloso, de Bruno Ganz e de outros actores de renome, da personagem Gregorius  à procura da essência de si, das histórias que se entrecruzam ligando o passado e o presente e de tantas outros elementos e aspectos que poderiam contribuir para o engrandecer,  o filme sabe a pouco. Vê-se, mas não nos toca, porque lhe falta chama e profundidade, porque se arrasta um pouco e, por momentos, se torna até entediante.
E depois tem Lisboa. Gosto de ver Lisboa no cinema. É uma cidade linda, fotogénica, vaidosa e romântica. Vê-la assim, num filme estrangeiro, faz-me sentir de certo modo "em casa". Por reconhecer todos aqueles lugares, por onde passei tantas vezes, onde já vivi tanta coisa e que são, por isso, também um pouco meus.
Mas, até nisso este filme desilude, ao mostrar uma Lisboa feita dos lugares-comuns mais óbvios, quase como um bilhete postal para turista (o eléctrico 28, a Bica, o cacilheiro, o miradouro) e onde não faltam sequer uns acordes de fado.
Então lembrei-me de um outro filme, já antigo, de que gostei muito: La Ville Blanche, de Alain Tanner, um filme dos anos 80 e, curiosamente, também com Bruno Ganz . Foi já há muito tempo que o vi, não me lembro de muitos pormenores, mas lembro-me de ter gostado mais da Lisboa que vi nele retratada, com a sua luz inigualável, nostálgica do passado, parada no tempo, com uma alma dolorosa e sonhadora, cidade preguiçosamente deitada à beira-rio, melancólica e apaixonante.

6 comentários:

  1. Concordo 100% com esta crítica.....

    Hoje vou ver outro, espero que mais empolgante!!

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia, portanto!
      Depois conte do que viu. Bom Domingo também.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Muito boa noite!
      Se fizesse caso das criticas não tinha ido ver o "Comboio Nocturno"... mas fui! Talvez por não levar grandes perspectivas e já condicionada a muitas criticas negativas, não achei assim tão mau!Ou seja,vi-o sem bocejar . Gostei de olhar Lisboa na tela, cidade que conheço relativamente bem e tantas vezes viajei no Cacilheiro para a outra margem!... O pormenor que mais me desagradou nas imagens foram os grafites nas paredes que não há maneira de terem um fim!
      Boa semana e beijinhos.

      Eliminar
    3. Vê-se, mas não é um grande filme!
      Boa semana também para si, Madalena.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não vi, mas pergunto uma coisa que pode decidir a minha ida: a fotografia é boa...?

    Beijinho;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me fixei nesse aspecto em particular, Paulo, mas assim de memória diria que menos mal. Mas vá ver e depois logo me conta o que lhe pareceu.

      Beijinho :)

      Eliminar