sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

As inclemências do tempo





Não tenho idade para me pôr a falar do tempo, eu sei, mas hoje o assunto é praticamente inevitável. Porque é o que marca este dia, esta manhã em que foi mais difícil chegar, escapando aos contratempos de um dia típico de Inverno, pontuado de traços insólitos.
Isto, por exemplo: abrir a porta preparada para o temporal que já se fazia ouvir, e deparar-me com o cenário inédito de um imenso manto branco de granizo, que cobria tudo. Como não se deter em  deslumbramento e em espanto diante de um fenómeno destes, hesitando entre a estupefacção contemplativa, o equilíbrio incerto do piso escorregadio e a urgência do passo apressado? 
E, no entanto, a paisagem toda branca não está sequer no topo das minhas preferências. Mas, mesmo se aos excessos de frio ou de calor prefiro o tempo ameno variando entre os vinte e os vinte e cinco graus, o colorido ostensivo, os cheiros fortes e a luz brilhante da Primavera no esplendor da natureza que renasce, ou a doce melancolia dos castanhos e dourados de Outono, é no fundo a alternância e a variedade das estações que me seduz. 
Talvez por isso, encontro uma magia qualquer neste dia cinzento, frio e chuvoso, uma beleza quase poética e uma silenciosa paz que, mais do que convidar ao aconchego e ao recolhimento de uma casa quentinha, me traz do fundo da memória pedaços de poemas que sei de cor desde tempos longínquos:
(...)
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça 
na brancura do caminho
Ou me lembra uma canção de Brassens:
Un petit coin de parapluie, contre un coin de Paradis, 
elle avait quelque chose d'un ange,
un petit coin de Paradis, contre un coin de parapluie 
je ne perdais pas au change, pardi! 
Afinal, quem é que não gosta de caminhar abraçado debaixo do mesmo chapéu, de se beijar à chuva ou, evocando a infância, de chapinhar nas poças de água, pequenos mares inesperados, onde todos os sonhos conseguem navegar?... 

(Fotografias de Isabel Santiago Henriques - a primeira - minha, - a segunda - e da internet as outras duas)

4 comentários:

  1. Hoje foi assim uma coisa do outro mundo, o tempo.

    ResponderEliminar
  2. Fotos de excelência.
    Texto a condizer.

    Bom fim de semana, Isabel. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António. Bom fim de semana para si também. Beijinho

      Eliminar