sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Um imenso Domingo


Agosto é isto! O país posto em "pousio", tudo a "banhos" no Algarve ou em sítios igualmente insuportáveis e apinhados, lojas fechadas para "descanso do pessoal" e uma contagiosa letargia, que faz a vida quase deter-se, ou pelo menos andar mais devagar.
Mas há também um lado bom em tudo isto: é uma outra Lisboa, diferente e mais exclusiva, magnífica e tranquila, que se vai revelando a cada dia, numa sonolenta e lasciva preguiça, que só acontece uma vez no ano. E que nunca é igual...
Não fossem os turistas, cada vez mais numerosos, facilmente reconhecíveis nas cores rosadas pelos excessos do sol, ou no andar indolente, arrastando chinelos pela calçada portuguesa e disparando flashes em todas as direcções, e Lisboa viveria trinta e um dias em imperturbável torpor, até ir sendo despertada pelo regresso a conta-gotas dos veraneantes, e depois, em definitivo, pela vivacidade meio nostálgica da rentrée.

4 comentários:

  1. Não sei bem porquê, mas creio que este ano o Agosto se vai assemelhar mais a um Sábado...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha, Paulo? Na verdade não tenho ido para aquelas zonas com mais gente, mas, mal começou Agosto, notei logo uma grande diferença: nos cafés, no trânsito, nos transportes...
      Não é "o deserto" (isso é mais na Margem Sul :D), mas sabe-me bem uma cidade assim, a "meio-gás"...

      Beijinho :)

      Eliminar
    2. Ah, mas eu sou do tempo duma Lisboa orgulhosamente deserta, um verdadeiro luxo, oh-ho... :)

      Eliminar
    3. Se eu Paulo é desse tempo, eu também sou... :))
      Mas sabe, nos anos em que tinha férias em Agosto, não me apercebia tanto disso, como agora. Porque é estando a trabalhar que se sente melhor a diferença. :)

      Eliminar