sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Chegam as festas


A menos de um mês do Natal, acendem-se hoje as luzes de Lisboa e estamos já em pleno "espírito natalício".
Tenho, em relação a esta época, sentimentos contraditórios.  Gosto da luz, dos brilhos e dos cânticos associados à festa, do seu lado mais emotivo e espiritual, da mensagem de amor que lhe está na mais funda essência. Mas dispenso o lado frívolo e consumista que se lhe foi juntando também, que hoje ocupa quase tudo, com os excessos de todo o tipo, o frenesim exagerado e uma inexplicável azáfama que transformam tudo isto  numa tremenda canseira.
Enfim, mesmo sendo uma época emocionalmente tumultosa, há uma poética magia que se agarra a estes dias e me faz encontrar neles, apesar de tudo, algum encanto que, às vezes, me pacifica a alma.

(Fotografia de Maria Cristina Guerra)

4 comentários:

  1. Texto lindíssimo e assertivo ! Pois eu fiz, este ano ,um exame de consciência exaustivo tomando coragem para acabar com estas tais canseiras natalícias que não levam a lado nenhum e voltar à minha tradição familiar onde fui criada, com muito mais simplicidade e espírito do verdadeiro Natal!...Beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bem, Madalena. Por mim, que há já uns anos desisti dos presentes e tal, acho que é sempre um pouco difícil fugir aos excessos e à canseira.
      Obrigada pelas suas palavras. Beijinho

      Eliminar
  2. Boa tarde Isabel,
    É facto que faz-nos bem deixar-nos levar pela magia. As próprias luzes e melodias criam um ambiente mágico, de contos de criança e sim, aquietam a alma, fustigada pelas agressões do quotidiano.
    E sim, a "comercialização" do Natal, excede-se das marcas, e se tivermos o discernimento suficiente para as ignorar, acabamos por ser mais felizes.
    bj amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, mesmo querendo, não é fácil fugir ao lado mais superficial e descartável que tem também a época, Carmem.
      Mas o lado mais poético e sensível que há nela também acaba por ser de certo modo compensador.
      Beijinho para si também

      Eliminar