segunda-feira, 30 de março de 2015

Os cães e os seus donos


O problema dos cães não são eles em si mesmos, mas antes os donos que têm, os quais tirando raríssimas excepções acham que podem tudo, incluindo, até, o direito de incomodar os outros.
É assim que, antes do início da época balnear, sobretudo, o sossego da praia meio despovoada pode ser fortemente perturbado por uma razoável quantidade de grunhos, sozinhos ou em grupo(s),  acompanhados dos seus amiguinhos de quatro patas, que logo soltam das trelas mal chegam e deixam depois correr livremente, sem se importar que eles ladrem, cheirem, lambam, passem por cima das pessoas, façam chichis e cocós em tudo quanto é sítio. Sem respeito, nem consideração alguma pelos demais. Como se a praia fosse toda deles.
E ai de quem diz alguma coisa! A primeira reacção é o inevitável "ele não morde; só quer brincar". Nem lhes passa pela cabeça que possa haver quem não queira "brincar". Os mais polidos ainda balbuciam um "desculpe lá", pouco convicto e meio a soar a falso. E depois há os outros: os do "quem não está bem,  muda-se", os que nos olham de alto a baixo como se fossemos nós que tivéssemos um qualquer problema ou fossemos "enjoadinhos", os que se riem, os que insultam, enfim...; pode esperar-se todo o tipo de respostas.
No fundo, este é apenas um pequeno exemplo demonstrativo da falta das mais elementares regras de educação e convivialidade, que fazem com que estejamos ainda muito longe de ser o país civilizado e decente que às vezes julgamos ser mas que, provavelmente, nunca seremos.

4 comentários:

  1. Não lhes passa pela cabeça que pode haver quem tenha medo de cães, que é o meu caso.
    É uma das maiores falhas em Portugal a falta de civismo... Custa um bocado..
    Boa noite e beijinhos, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode também haver quem não tenho medo, mas queira estar sossegado sem um cão, ou dois, ou dez, sempre à sua volta.
      E os cocós nos passeios? Enfim...

      Beijinhos, Madalena

      Eliminar
  2. Esta descomunal ausência de civismo tira-me do sério. Por muito que goste de animais, não gosto quando invadem o meu espaço, a minha privacidade e o meu sossego. Claro que a culpa não é dos pobres bichos, mas dos seus donos negligentes que, imersos na sua existência umbiguista, acham que tudo podem. E o pior é quando nem sequer se dão ao trabalho de limpar os cocós XXL que os seus animais vão deixando no espaço público :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos completamente de acordo. Não se trata aqui de gostar ou não gostar de animais, é claro, trata-se da má formação dos seus donos que, infelizmente, é quase generalizada.

      Um beijinho

      Eliminar