domingo, 19 de abril de 2015

Feria de Abril





Depois da Semana Santa, a Feria de Abril é o momento mais alto do ano na cidade de Sevilha e tem lugar, geralmente, duas semanas depois da Páscoa.
Este ano será, tal como de costume, à meia-noite em ponto de terça-feira, dia 21 de Abril, que o alcalde dará início à festa com a cerimónia do "alumbrao", que é quando se ilumina a "portada" e se acendem todas as luzes do recinto, situado no bairro de Los Remedios, num espaço com cerca de 1.000.000 m2, que conta com 1047 casetas, distribuídas por 15 ruas.
A noite de segunda para terça é conhecida pela noite do "pescaíto", quando os sócios das casetas se reúnem para comer os tradicionais "pescados" (calamaresboquerones, pijotas, adobo, etc.) e dar início à festa que se prolonga pela semana toda, até à meia-noite de segunda (27 de Abril, desta vez) quando os farolillos se apagam e um espectáculo de fogo de artifício cobre o céu e anuncia o fim da Feria
Esta celebração, que marca profundamente a vida da cidade, existe desde 1847 e começou por ser uma feira de gado, que hoje ainda persiste, mas é acima de tudo um momento de convívio e de festa, ao som das sevilhanas, entre touros, cavalos, fatos camperos e de flamenca, passeios em carroça pelo "Real de la Feria", música, palmas, muitas cervejas e rebujitos  e  aquela alegria tão típica da gente do sul.
Para o ano, está prometido, quero estar em Sevilha nesta altura, para poder viver de perto toda esta explosão de brilho e cor, e para sentir na pele a exuberância  da Feria.



4 comentários:

  1. Eu já lá estive à uns anos atrás, era fim de semana do meu aniversário e adorei, aliás eu adoro Sevilla vou lá todos os anos em diversas alturas (menos no verão) e é uma cidade de encantos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vou a Sevilha pelo menos uma vez no ano, em todas as épocas (evito o Verão) mas é na Primavera que mais me encanta.
      Sevilha é uma das cidades que trago no coração e tem tudo o que Espanha representa para mim. Mas ainda nunca fui à "Feria". E quando for há-de ser com tudo aquilo a tenho direito, que inclui ver os Rivera Ordoñez na Maestranza.

      Eliminar
  2. VIVA LA FERIA DE SEVILLA , VIVA TRIANA .

    ResponderEliminar