terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Todos Sabem - um filme a ver


Um filme com Penélope Cruz, com Javier Bardem, ou com Ricardo Darín, é para mim uma aposta segura, quer actuem separadamente ou todos juntos, como é aqui o caso. E, por isso, não podia deixar de ver Todos lo saben.
Do realizador iraniano AsgharFarhadi não me lembro de ter ouvido falar, mas já conhecia a canção Una de esas noches sin final, nomeada para os Goya 2019, cuja cerimónia acompanhei na íntegra e em directo.
O filme, que começa com uma festa de casamento numa qualquer aldeia espanhola, depressa muda de rumo com a constatação de um desaparecimento, que trará ao presente velhas feridas do passado. Trata-se pois de um drama, com elementos de suspense, mas que acima de tudo põe a nu os segredos e mentiras de cada uma e de todas as personagens, fazendo com que a determinada altura todas possam parecer sob suspeita. É neste clima tenso e cheio de mistério(s) que se desenrola toda a narrativa, e que mais do que resolver a trama procura mostrar o lado mais obscuro, incompreensível e comovente da alma humana.
Mas são as soberbas interpretações dos três actores principais que realmente nos prendem e nos tocam, com especial destaque para Penélope Cruz, magnífica a exprimir a angústia, a incerteza e o pânico. A não perder, enquanto aguardamos o último Almodovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário