domingo, 29 de novembro de 2020

Um Advento invulgar

Começam hoje as quatro semanas que antecedem o Natal. Tempo de preparação da festa que está por vir, o Advento é um tempo de esperança, de recolhimento e de espiritualidade por excelência, sobretudo para quem é crente. 

Neste ano em que tudo é insólito e distinto, em que o Natal será muito diferente do de outros anos, tal como já aconteceu com a Páscoa, pode ser que o recolhimento a que fomos "forçados" traga um pouco mais de sobriedade a estas celebrações, as torne outra vez mais emotivas e espirituais, nos faça esquecer o lado superficial e frívolo das compras desenfreadas e da fuçanguice e azáfama parvas que tanto marcavam estes dias, e nos permita centrarmo-nos no que é verdadeiramente essencial: o afecto e a companhia de todos aqueles de quem gostamos e que também gostam de nós.

Agora que estamos mais tempo em casa por força das circunstâncias, agora que o mundo se tornou mais silencioso, vamos poder enfim virar-nos para dentro e viver  a plenitude do que o Natal significa, e que é somente simplicidade e amor. 

E porque o espírito do Natal é apenas isso, deixar de lado o  consumo e os gestos maquinais e pensar que o amor é o melhor presente que se pode dar a quem trazemos no coração. Porque é o que há de mais forte e mais bonito. Porque pode tudo. E porque é o que mais importa.

Sem comentários:

Enviar um comentário