Tinha as maiores expectativas em relação à cidade de Roma, que por motivos vários não pudera ainda conhecer. E o que me fica da minha recente visita é uma mistura de arrebatamento e decepção.
O que verdadeiramente nos toca é aquela exuberante manifestação do barroco, nas mais bonitas igrejas que já vi. E também as praças e fontes, com destaque para as magníficas praças Navona e Spagna, ou a impressionante Fontana de Trevi. Os italianos são simpáticos e calorosos, mais até que os espanhóis. Mas Roma é também uma cidade suja e desorganizada, onde faltam jardins cuidados, espaços verdes e mesmo, talvez, um pouco mais de alma.
O topo das minhas preferências mantém-se assim inalterado: Lisboa, Paris, Sevilha, por esta ordem. A primeira porque é a minha cidade da vida toda, onde nasci e onde moro, e pela qual me sinto permanentemente apaixonada. Paris é a cidade que trago no coração, que amei ainda antes de a visitar e que ocupa na minha existência um lugar que nenhuma outra pode destronar. E Sevilha, onde encontro tudo o que eu mais gosto de Espanha, e onde preciso de voltar muitas vezes para me encher de sol, de luz e de alegria.
Há outras cidades encantadoras, claro, como Amsterdão, por exemplo, ou Viana do Castelo, cada uma com as suas particularidades que a tornam única, singular, diferente das demais, tal e qual como as pessoas, mas estas três são ainda as que mais me seduzem.
Há outras cidades encantadoras, claro, como Amsterdão, por exemplo, ou Viana do Castelo, cada uma com as suas particularidades que a tornam única, singular, diferente das demais, tal e qual como as pessoas, mas estas três são ainda as que mais me seduzem.
Estou de plenamente de acordo com a sua apreciação sobre Roma. Também lá estive em Setembro do ano passado, e a par da beleza e encanto que Roma tem fiquei bastante desiludida com a sujidade da cidade, pela manhã então e naquelas ruas mais estreitas era um acumular de lixo e cheiro impróprio que desilude, sei que o civismo das pessoas ajuda a que isso aconteça, o turismo em massas também, mas a altissima taxa por dormida que se paga a entidades de Roma deveriam ter em conta a limpeza com mais eficiência. Mas tirando isso, adoro a cidade.
ResponderEliminarGostei muito, também, mas não adoro. Conheço mais de uma pessoa que tem Roma como a cidade da sua vida e, talvez por isso, as minhas expectativas eram também demasiado elevadas. Mas gostei de conhecer.
EliminarBeijinho
A minha experiência no contacto com italianos é quase nula. Resume-se a aeroportos. E não os achei assim tão simpáticos , mas isto não quer dizer nada.
ResponderEliminarÉ aborrecido quando se cria boas perspetivavas de um lugar e depois desilude . Nunca estive em Roma nem em Paris e Amesterdão , mas nas outras cidades que menciona sim. Realmente a minha estadia em Sevilha foi de receber aquela energia inexplicável . O mesmo me aconteceu em cidades portuguesas como Aveiro, Braga e Viseu e outras do Norte de Portugal. Viana não tive boa experiência . Tenho de lá ir outra vez .
Beijinho, Isabel.
Tem de ir, sim. Eu achei Viana um encanto e as pessoas muito acolhedoras e atenciosas.
EliminarMas antes tem é que ir a Paris. É deslumbrante. :)
Beijinho