quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coisas de irmãs



Desde que me lembro de existir, o mês de Fevereiro, e em particular o dia 27, sempre teve nome próprio: Teresa. E este nome é-me tão familiar, que nem sei dizer se o acho bonito ou não. Teresa é para mim igual a essa inexplicável irmandade que me faz pensar em como são peculiares estes laços, tão diferentes de todos os outros afectos ou ligações e muito para lá de genes, sangue, apelidos comuns, heranças várias, memórias partilhadas, ou tudo o que  possa associar-se a parentescos.
A minha irmã trata-me sempre com uma maternal condescendência que às vezes me irrita e outras vezes me diverte, mas que na verdade sei que não é mais que preocupação genuína de irmã mais velha, como gestos de amor disfarçados.
E mesmo se é verdade que as voltas da vida nos afastaram um pouco mais do que poderíamos imaginar quando éramos pequenas e quase não nos largávamos, a verdade é que mesmo se às vezes nos enervamos ou não nos compreendemos em absoluto, lá no bem  no fundo seremos sempre,  como nos chamavam os nossos amigos da adolescência, "as manas".

Sem comentários:

Enviar um comentário