segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O filme dos Óscares


Este ano, tinha alguma  curiosidade em relação ao filme que ganhou os Óscares, mesmo se, em geral, não costumo gostar do filme vencedor. Fui vê-lo, pois,  sem antes ter lido sobre ele, e com um sentimento que  misturava o interesse e a desconfiança. 
O nome do realizador, Bon Joon-Ho, não me dizia nada, apesar de ser esta a sua sétima longa-metragem, assim como também nunca ouvira falar dos actores . Acho, de resto,  que nunca tinha visto um filme sul-coreano. Pois, contrariamente às minhas baixas expectativas, o filme surpreendeu-me muito. Pela positiva. 
Trata-se de uma "sátira social" que rapidamente passa a tragicomédia e que representa com humor e brutal crueza alguns dramas da nossa civilização, em particular as desigualdades sociais e o objectivo de cada um em atingir um nível de vida superior sem olhar a meios, numa engrenagem incontrolável e sem escapatória. 
Além das brilhantes interpretações há, também, talvez sobretudo, o modo como a história nos é contada, levando-nos a criar empatia com as personagens antes de nos sobressaltarmos sobre os seus limites morais e suspeitarmos do possível desfecho.  
Enfim, comédia social ou thriller cruel, este é um filme a ver. Absolutamente...

Sem comentários:

Enviar um comentário