terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Reviver noutra pele


A iniciativa era demasiado arriscada. Porque Brel é único e a sua grandeza e singular excepcionalidade tornam-no intocável. Por isso, mesmo para quem, como eu, conhece e admira o destemor e a versatilidade de Salvador Sobral, havia dúvidas de que ele pudesse estar à altura de tamanho desafio.
Além disso, sendo, como sou, uma fã incondicional de Brel, que conhece de cor todas as letras e  reconhece cada canção aos primeiros acordes, ainda que nunca o tenha chegado a ver ao vivo já que era ainda "pequenina" quando ele morreu, tinha, desde o primeiro minuto em que ouvi falar dele, curiosidade e desconfiança em relação a este espectáculo, em doses quase iguais.
Até aqui, devo dizer, todas as tentativas de cantar Brel que ouvira não tinham feito mais que "assassinar" as suas canções, fazendo horrores à língua e deixando pelo caminho a força, o dramatismo  e a emoção que só Brel lhes conseguia dar.
Dele diria Miguel Torga, no Diário, a propósito do seu desaparecimento em 9 de Outubro de 1978: Morreu Jacques Brel. E estão de luto todos aqueles que sabiam que ele dizia mais aos homens com os seus versos truculentos e as suas canções dilaceradas do que muitos poetas laureados com os seus poemas herméticos. Trovador dos nossos dias (...) foi uma das raras encarnações raivosas do artista empenhado em reflectir o mundo inteiro no espelho da sua própria aflição. E conseguiu-o. Não é apenas um tal, de fisionomia tal e vida tal, que ouvimos quando canta. É uma alma penada em carne viva a penar por todos nós.
Quando vi  a lista de canções que faziam parte do Programa, achei logo que, apesar de "La chanson des Vieux Amants", "Amsterdam", "Les Bonbons" , "Le Moribond" e o incontornável "Ne me quitte pas", faltavam ali "Le Plat Pays" e "Les Vieux", ou "Les Timides e "Une Île".
Como ele próprio confessa,  começar a ouvir Jacques Brel, o que só aconteceu há cerca de dois anos, fez com que Salvador Sobral passasse a encarar o mundo e a vida de outra maneira (...) a minha maneira de perceber a música e a própria vida mudou para sempre. Em Jacques Brel encontrei o equilíbrio perfeito entre a intensidade e a delicadeza, o histerismo e a melancolia, a teatralização e a musicalidade. E as letras, as letras...  (...) Até hoje ainda não sei se Brel era um cantor que escrevia poemas ou um poeta que escrevia canções.
Pois foi tudo isto,  e o facto de se ter entregado durante seis meses ao universo "Breliano", para além da sua genialidade musical e artística, que fez com que a magia do que se passou no CCB, na noite da última sexta-feira, pudesse emocionar mesmo os mais cépticos, entre os quais, confesso, me incluía.
Com um domínio do francês absolutamente irrepreensível, acompanhado por um grupo de bons músicos e cúmplices de aventura, com  instrumentos que incluíam o piano (Samuel Lercher) e o acordeão (Inês Vaz), obrigatórios, mas também as flautas e o trompete (Diogo Duque), a bateria (Joel Silva) e as cordas (guitarra, violoncelo, contrabaixo - André Santos, Ana Cláudia Serrão, Nelson Cascais), levou-nos durante duas horas e dezoito canções num percurso pelo mundo de Brel, que se iniciou com "J'arrive" e terminou com "Madeleine", sem nunca cair na tentação absurda da imitação, mas sem esquecer o seu lado mais teatral e de contador de histórias plenas humor, ternura e acidez, onde até se ouviu em off a voz do próprio Brel, em três ou quatro momentos.
Enfim, do concerto/homenagem a que Salvador Sobral  chamaria "um ritual de adoração ao maior cantador de histórias de todos os tempos", uma forma de "expressar a sua enorme gratidão e admiração pelo legado deixado ao mundo" seria impossível sair-se defraudado, mas antes arrebatado pelo encanto e a emoção de um espectáculo dos que se guardam para sempre na memória, e com a certeza de que, naquela noite, Jacques Brel também passou pelo CCB.      

2 comentários:

  1. Soube desse concerto através da radio (que praticamente só ouço no carro a caminho e de volta do trabalho) e fiquei curiosa. Haverá mais edições?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já estava agendado Porto (que foi este fim de semana) e Aveiro, que não sei quando era, mas creio que também estava esgotado.
      Mas foi tão especial, Luísa, que de certeza vão acontecer mais coisas deste género. Quando souber aviso-a.
      Beijinho :)

      Eliminar