Início de semana com sol e uma boa notícia: recomeça hoje, na RTP1, o melhor programa que me lembro de ter visto sobre a língua portuguesa. Será, provavelmente, o melhor de sempre, o que explica o facto de ir já para a sua oitava temporada.
Num tempo em que tudo o que é cultura é considerado supérfluo e mais ou menos marginal; numa altura em que se fala cada vez pior, em que a língua portuguesa é cada vez mais maltratada, sem que ninguém se importe ou preocupe com o registo e a correcção do que é dito e escrito, como se dizer / escrever "assim ou assado" fosse absolutamente irrelevante, é de saudar a existência e a insistência num programa que trata o assunto com o rigor e a seriedade que ele merece. Por isso, todas as segundas feiras, a seguir ao telejornal, há agora quinze minutos a não perder.
São mais cem programas de reflexão sobre a língua e tudo aquilo em que ela nos faz pensar, de curiosidades, de informação sobre o seu bom ou mau uso, numa perspectiva mais histórica ou mais pragmática, com carácter lúdico, informativo e mesmo didáctico, no tempo certo e num tom vivo, onde o humor e a exigência se aliam com a maior naturalidade.
E, como se isto fosse pouco, o programa é brilhantemente apresentado por Diogo Infante, que é sempre garantia de qualidade; e tem a locução de Maria Flor Pedroso, a mais bonita voz dos media portugueses - a voz que eu gostaria de ter.
São, pois, muitos motivos de interesse para aprender a "dobrar a língua". E há por aí tanta gente que precisa... Bom, precisamos todos, em diferentes proporções!
Também aprecio o estudo da língua, mas devo dizer que a atropel constantemente, pois uso o inglês diariamente em todos os trabalhos que faço e é difícil não interferir no meu uso do português. Mas gosto de ler textos escritos em bom português e detesto as adulterações...
ResponderEliminarBjinho
O programa é excelente:)
EliminarVale a pena dar uma espreitadela!
Beijinho Virgínia!
Gosto! :)
ResponderEliminar:)
EliminarBeijinhos
Ainda não vi, mas lembro-me de um programa do género apresentado por Diogo Infante. Depois do telejornal? Vou ver :)
ResponderEliminarSe calhar o programa de que se lembra é este mesmo, porque esta já é a oitava temporada. Falhei o primeiro (na 2ª), mas acho que agora vou deixá-los a gravar. Porque vale mesmo a pena ver.
EliminarUm grande beijinho, Paulo. :)