sábado, 12 de outubro de 2013

O Dia de Espanha

 
Numa tarde quase inteiramente dedicada às letras francesas (e portuguesas), lembrei-me de repente que 12 de Outubro é o dia da festa nacional em Espanha.
Conhecido como o dia da Hispanidad, nele se comemora a data em que, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à América e, com isso, o símbolo do encontro entre dois mundos.
É um país de que eu gosto muito, na sua imensa diversidade. E que está muito para lá dos tópicos habituais, das castanholas, dos touros e das tapas.
Tenho com Espanha uma relação toda especial, identifico-me com aquele sentido permanente de festa, com o colorido forte e a alegria de viver de um povo que consegue olhar para a vida de uma maneira positiva, tão diferente da habitual melancolia e fatalismo portugueses.
E se França é de, certo modo, "o amor da minha vida", o que me liga a Espanha é  muito mais recente e é como uma insensata e louca paixão com uma forte componente física, no seu sentido mais carnal, lascivo e todo feito de emoção pura. Inexplicável, também...
Por isso, hoje, o meu coração junta-se à festa espanhola. Olé tú!


Sem comentários:

Enviar um comentário