quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Coquetterie


Ensinaram-me, desde a mais tenra idade, que devemos apresentar-nos em cada circunstância com a indumentária apropriada e sempre de aspecto lavado e mais ou menos irrepreensível. É uma questão estética, mas também de educação e de respeito por nós e pelos outros, acho eu.
É talvez por isso que tenho muita dificuldade em entender que as pessoas vão para o trabalho de ténis, por exemplo, ou vestidas com a descontracção do fim de semana, ou dos dias de férias. Pior: sem tomar banho, alegando que gostam mais de tomar banho à noite e outras coisas do género, acabam sempre por cheirar um pouco "a raposinho" e por ter mau aspecto. 
Pode até parecer esquisitice minha, mas a forma como nos mostramos seja onde for diz muito a nosso respeito. E afinal, usando bom senso e algum cuidado, podemos estar bem em qualquer lugar, sem ostentação, mas também sem aquele ar que hoje se vai vendo um pouco por todo o lado, e a que a minha mãe se referia depreciativamente como "parecer um desmazelada". Nada mais deprimente...

2 comentários:

  1. Isabel é isso mesmo ! Se há coisa que detesto é ver aspectos desmazelados, seja em que for. Ainda me lembro da época, após 25 de Abril de 1974, em que houve estes desleixos.Desde os cabelos às roupas e por aí fora. Nunca aderi. O que me permiti foi umas jeans mais desbotadas, mas limpas. Minha mãe não gostava e hoje também não gosto que uma das minhas filhas me apareça com calças rasgadas pelas pernas abaixo. Detesto ver ...Mas pronto, tenho de me lembrar do meu passado.
    Ah! isto da "raposinha" fez-me rir. Ui o que já penei em transportes públicos logo pela manhã..!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que ando de transportes públicos todos os dias e gosto de observar as pessoas, nem imagina o que vejo. Não foi só a na época pós 25 de Abril. É inenarrável o que se vê por aí... E não tem nada a ver com dinheiro nem classe social. É apenas uma questão de gosto e, mais que tudo, de cuidado. Tão simples...

      Beijinho

      Eliminar