sábado, 28 de maio de 2016

As tranças pretas


Não sou exactamente uma fã de fado, mas como acontece a qualquer português, também não lhe sou indiferente. E depois, há certos fados e/ou fadistas que acompanham a nossa vida e a marcam quase sem darmos por isso. 
Os três fados de que tenho memórias mais antigas são "o embuçado", o "cavalo russo" e "a moda das tranças pretas". Vicente da Câmara, que tornou este último mais conhecido, deixou-nos hoje. Mas o fado permanece...

2 comentários:

  1. Olá, Isabel.
    Eu cresci a ouvir fado, apesar de ser em terra de samba, pois pai português-emigrante, não emigrava sem "levar" Amália com ele ;)
    O fado está no nosso sangue.
    Pessoalmente, prefiro a voz das fadistas modernas: Mariza, Carminho, Ana Moura (tem um quê diferente que adoro), Dulce Pontes (maravilhosa). Mas, independentemente do gosto pessoal, admiro Amália como a artista que foi.
    bj amg e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmem, eu gosto mais dos homens, Camané, desde logo, ou Ricardo Ribeiro. Das mulheres que refere só gosto da Carminho. Mas Amália será sempre, naturalmente, a melhor de todas. Cheguei a vê-la ao vivo, num altura em que a sua carreira já não estava no auge e, ainda assim, tinha uma presença de tal maneira forte que, mesmo calada, enchia o palco todo.

      Bom fim de semana também para si.
      Beijinho :)

      Eliminar