quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Ocho apellidos catalanes


Há cerca de dois anos vi uma comédia espanhola que me divertiu imenso e da qual falei aqui. Pois surgiu agora a sequela e não a quis perder, embora um pouco desconfiada, por considerar que nestes casos a continuação é quase sempre inferior à primeira versão.
O filme, que se chamava no original ocho apellidos vascos, segue com ocho apellidos catalanes e é a continuação da mesma história, com os mesmos protagonistas e mais dois ou três.
Inexplicavelmente, a tradução do título insiste no ridículo "Namoro à espanhola",  pondo mais a tónica na vertente de "história cor de rosa" - o romance entre Rafa e Amaya  - do que no que o filme é acima de tudo: um retrato/caricatura dos estereótipos sobre as diferentes regiões espanholas; e é isso que o torna simultaneamente popular e muito divertido.
Claro que nesta segunda parte se perde um pouco o  efeito surpresa da primeira, que foi, ao que julgo saber, o maior êxito de bilheteira de todos os tempos em Espanha. Mas, além de interpretações dignas de nota, com destaque para Rafa (Dani Rovira) e Koldo (Karra Elejalde), este é um filme que nos faz soltar umas boas gargalhadas e que dispõe bem. 
Pode não ser um excelente filme - e não é! - mas para mim, pelo menos, que sou amante da cultura espanhola e a conheço bem, foi uma boa opção para duas horas de riso e do mais puro entretenimento. E rir é sempre tão bom...

2 comentários:

  1. Boa noite, Isabel !
    Este filme, O Amor à Espanhola, fez parte do pacote do Festival de filmes espanhóis, no Corte Inglês, há poucas semanas . Não pude ir vê-lo. Não sei se ainda está em cartaz . Vou ver. Obrigada !
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está sim, Madalena. No Corte Inglés. Vá ver que se vai rir imenso.
      Beijinho

      Eliminar