sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Autenticidade




Perguntamo-nos, provavelmente, qual será o segredo desta navarra de 19 anos que apaixonou Espanha inteira, e o mundo que seguiu emocionado os três meses e picos que durou a nona edição de Operación Triunfo, e que terá sido, talvez, a que teve mais êxito e qualidade musical; e humana, que é afinal a que mais importa.
Também eu me sentei durante catorze semanas seguidas na frente da televisão às segundas-feiras à noite, de onde quase não me mexia, nem sequer  atendia o telefone, para me deixar levar nessa viagem musical cheia de bom gosto e de talento, onde, semana após semana, Amaia Romero se foi destacando, pela excepcionalidade das suas interpretações, pela sua transformação em palco, pela magia de cada actuação, diante da qual é impossível não nos deixarmos levar com ela e emocionar-nos de igual modo.
Mas a graça e e o toque original desta pamplonesa é a sua imensa naturalidade e doçura, a sua desconcertante inocência, a mistura certa de à-vontade e timidez, a fazer lembrar um pouco Salvador Sobral.
Por isso tinha razão Joe Perez-Orive quando disse isto a Amaia: "en el mundo de la canción están los cracks, están los megacracks, están los supermegacracks y luego estás tú, Amaia" (...) ou isto: "voz reverberante, rotunda, segura y potente".
Para quem ainda não conhece Amaia, é urgente ouvi-la. E depois deixar-se "enganchar".
Em Maio, estará em Lisboa para representar Espanha na Eurovisão. A canção, em dueto com Alfred García, tem tudo para chegar longe: porque é simples e bonita, e porque traduz a história de amor dos dois, a qual fomos acompanhando desde "City of stars" e nos foi conquistando, como eles, à medida em que foi crescendo com o tempo e ficando mais forte e ainda mais encantadora.
O sucesso de Operación Triunfo é difícil de explicar para quem não acompanhou de perto este fenómeno. Mas ouvir Amaia cantar é único, porque ela tem o dom supremo de nos fazer acreditar no lado bom da vida e no poder da música de "chegar onde as palavras não chegam". Imperdível, pois, agora, e para sempre...


Sem comentários:

Enviar um comentário