sábado, 12 de setembro de 2020

Hoje é dia de festa



Para ele - para os que lhe são mais próximos, talvez - terá sido uma decisão acertada. E, acima de tudo, benéfica. Para o resto do mundo, para o país que nunca soube merecer a sua inteligência, cultura e empenho, foi uma perda. Depois da controversa passagem pelo jornalismo, em tempos marcados pela irreverência própria da juventude, a saída do universo quase exclusivamente medíocre e mesquinho da política, trouxe-nos um Paulo Portas "comentador" - porque afinal tudo tem, também, um lado bom. 
E assim, durante todos os dias que durou o confinamento, pudemos entender melhor a pandemia em vários aspectos e detalhes, ou nas circunstâncias de cada país; agora, só aos Domingos, podemos ouvi-lo no "Global Portas" e apreciar a sua forma absolutamente clara e apaixonada de explicar o que às vezes nos parece confuso, que pode ainda ser sobre a pandemia, que marca os nossos dias e condiciona as nossas vidas, mas também, sobre o que se passa no mundo em termos políticos, económicos, culturais.
É uma opinião, claro está, mas não dada à toa, como muito se vê por aí, e antes documentada e reflectida. Outra coisa não seria de esperar. Que sorte têm os seus alunos de Mestrado da Universidade Nova, e todos os que, em diferentes universidades da Europa e do Mundo (de que a Sorbonne e a Complutense são apenas dois exemplos) podem desfrutar dos seus conhecimentos e do modo como sempre comunica, com  contagiante entusiasmo.
Com classe, humor, sensibilidade, bom gosto, eloquente como poucos, com uma inteligência muito acima da média, enérgico e decidido, Paulo Portas é uma pessoa notável, que se destaca das demais, e por  quem eu tenho profunda estima e admiração. E faz hoje 58 anos. Para ele e para a minha querida Helena Sacadura Cabral, a quem também me unem laços especiais de amizade, os meus parabéns.

(Nota: Excepcionalmente o "Global" desta semana é ao Sábado e não ao Domingo. No Telejornal da TVI. Em dia de aniversário, portanto. E, como sempre, a não perder!)

2 comentários:

  1. Excelente o "O Global" . Simpático, educado e muito bem preparado. Foi um dos nossos melhores parlamentares de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente consigo, Maria Amélia. É pena que nem toda a gente queira ver isso...

      Eliminar