terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Poluição Sonora

 


É muitíssimo irritante esta moda, que se tem vindo a expandir ultimamente de maneira quase insuportável, dos "artistas" de rua que se colocam em tudo quanto é esquina, e preferencialmente junto a cafés e esplanadas, a massacra-nos os ouvidos com vozes mais ou menos afinadas e performances instrumentais de qualidade duvidosa, tudo, em geral, agravado ainda pela utilização de um microfone e de um amplificador, que tornam impossível qualquer tentativa de conversa.

Em certos locais de Lisboa, a situação já ultrapassa todos os limites; e no Porto, segundo pude perceber há pouco mais de uma semana, não é muito diferente. 

Percebo que esta seja uma forma fácil de angariar algum dinheiro, mas também me parece uma falta de respeito por quem está numa esplanada partir do princípio que quem ali está quer ouvir aquela ou outra música qualquer e esperar que ainda pague por isso. No fundo, não é mais que um exemplo de poluição sonora, que se tem vindo a expandir de maneira exaustiva e inaceitável.

Na  mesma linha estão as lojas, certos restaurantes, as chamadas telefónicas que nos deixam em espera, ou até alguns elevadores que têm uma exasperante "música de fundo" em volume mais ou menos potente, que não é mais do que ruído e é, por isso,  absolutamente desnecessária.

Será que ninguém explica a esta gente que o silêncio também é bom e que a sua existência, muitas vezes, se agradece?

Sem comentários:

Enviar um comentário