segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coisas da idade


Num tempo fortemente marcado pela imagem  e pelo mito da eterna juventude, chego à conclusão de que idade traz mais benefícios do que desvantagens. É que, à medida que a vida avança, ganha-se em confiança e sabedoria o que se perde em energia e nas marcas exteriores da passagem do tempo. Aproveita-se melhor a existência. Aprende-se a saboreá-la devagar. E a ter prazer nisso...
Quando somos novos queremos tudo no mesmo momento e só o imediato conta. Depois, enquanto o tempo passa e a nossa história prossegue, percebemos que as coisas melhores da vida são, afinal, muito mais simples do que imaginávamos. Conhecemo-nos melhor, tudo nos parece mais calmo, temos uma sensatez que nos vem do que já experimentámos e que nos dá uma imensa serenidade. A idade faz-nos também mais humildes. Gostamos mais de nós ou, pelo menos, lidamos melhor com o que somos. Até mesmo com as nossas fragilidades. Deixamos de ter medo ou vergonha de soltar as emoções. E, tantas vezes, fazemos só o que nos apetece, sem planear nada, gozando apenas cada momento, lentamente, e em toda a sua plenitude.
Não se trata de conformismo. A inquietação é que é de outro tipo: ir mais além continua a fazer sentido, mas temos maior capacidade de lidar com fraquezas, falhanços e inseguranças, assumir os desejos mais secretos, dominar os medos e ser mais genuinamente nós.
Grande parte da nossa vida é o resultado das escolhas que fazemos e dos encontros que nos vão acontecendo (ou que fazemos acontecer....). Hoje, sei que, se voltasse atrás, teria feito tudo mais ou menos como fiz, com pequenas correcções aqui e ali. Ainda assim, posso dizer que segui o meu sonho, que fiz o que quis fazer e que me acho agora uma pessoa muitíssimo mais interessante do que quando tinha vinte ou trinta anos.
Espero que o tempo me dê tempo para fazer tudo o que ainda me falta fazer...Tanta coisa... E para continuar a querer ser sempre mais e melhor!

2 comentários:

  1. Comecei hoje a ler o seu blogue e estou muito bem impressionada...blogues destes há muito poucos. Já o vou pôr na minha lista, que é escassa. O seu texto sobre o português é excelente, deveria enviá-lo para o site da Porto Editora.

    Obrigada pela partilha e continue que eu vou estar por aqui :)

    Virgínia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas amáveis palavras, Virgínia. Também gosto muito do seu blog! Quanto ao texto sobre o português, não o mandei para o site da Porto Editora, mas mandei-o para o gabinete do Ministro da Educação :)
      Beijinho
      Isabel Mouzinho

      Eliminar