quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Festas



Para quem, como eu, gosta muito de cinema e tem uma predilecção especial pelo cinema francês, os próximos dez dias estão cheios de novidades.
Começa hoje e dura até ao dia vinte a Festa do Cinema Francês, que o Institut Français du Portugal (onde eu fui aluna, embora na altura fosse noutro local e tivesse outro nome) organiza há 14 anos. A festa, que decorre em Lisboa e em mais seis cidades portuguesas, inclui uma série de iniciativas que estão para além da simples projecção de um leque variado de filmes e que incluem a presença de actores, realizadores e argumentistas, e até um concerto de Agnès Jaoui, no Lux.
Nas salas do cinema São Jorge, na Cinemateca e no próprio Institut Français vamos poder ver em antestreia, por exemplo, o último filme de François Ozon, Jeune et Jolie; a cópia restaurada de Iroshima, mon Amour de Alain Resnais, um clássico, ou Les 400 coups de François Truffaut, considerado um dos mais emblemáticos filmes da Nouvelle Vague. Mas também retrospectivas e ciclos, como Paris no cinema ou Cinema e Literatura. E filmes de animação. E muito mais...
Embora não tenha nada a ver, também o bairro de Alvalade, onde passo o dia inteiro, está hoje em festa, com a reabertura do velho Centro Comercial, inteiramente renovado. Não sou muito de Centros Comerciais, exceptuando o Amoreiras e o Corte Inglés. E este é um dos poucos bairros que conserva o comércio tradicional bem vivo, com lojas de tudo e mais alguma coisa. Ainda assim, a reabertura do Centro traz mais vida a esta Praça. E isso é sempre positivo.
E como se tudo isto não bastasse, amanhã faz anos uma das minhas melhores amigas, a Margarida, de quem já falei aqui.
Vamos lá festejar!...

9 comentários:

  1. Não sou apreciador de cinema francês. Sendo assim, a curiosidade perante esta iniciativa é escassa, para não dizer nula.

    Boa notícia a da reabertura do Centro Comercial de Alvalade, local que visitava inúmeras vezes em tempos que recordo com saudade.

    Beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Quanto ao C. C. de Alvalade, que não tem rigorosamente nada a ver com o cinema francês, o centro que recorda já não existe.
      O que abriu hoje não tem nada a ver. É, pelo menos, muito mais luminoso e virado para a rua. E anima ainda mais o bairro.

      Outro para si.

      Eliminar
    2. Faltava uma parte da minha resposta. Faz mal eu não gostar de cinema francês, que tem coisas fantásticas, de muitos géneros.
      E, para quem gosta de cinema, parece-me uma referência incontornável. mas reconheço que sou suspeita... ;)

      Eliminar
    3. Uma pergunta sobre o Centro Comercial: fica no mesmo locaol ou nem isso?

      Obrigado

      Eliminar
    4. Fica exactamente no mesmo sítio, mas mais ao nível da rua.

      De nada.

      Eliminar
  2. Claro que ontem lá estive! Sou francófono e não podia perder. A propósito... lá no CR , durante este mês todas as noites ( excepto fds) lembro filmes, actores e realizadores franceses.
    Bom FDS e boa Festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que não se pode perder. Um dia destes passo pelo CR para um "coup d'oeil", então.

      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  3. Sou fã de cinema europeu e francês, claro :)

    ResponderEliminar