quarta-feira, 15 de julho de 2015

Lugares que vale a pena visitar



Em espanhol designa um bar de praia, lugar de bebidas frescas e comidas simples e rápidas. Nada a ver, portanto, com este lugar lisboeta que aqui menciono. O que o Chiringuito tem de especial é a conjugação feliz de diversos factores:
O espaço, em primeiro lugar. São duas salas distintas, ambas arranjadas com cuidado e extremo bom gosto, num lugar que  antes funcionara como padaria. A sala que fica junto da rua tem uma decoração entre o alentejano e o espanhol andaluz, que é muito o leitmotiv do conceito subjacente e faz deste restaurante um espaço profundamente ibérico, misto de casa de petiscos e bar de tapas, como de resto é designado.
A segunda sala, mais espaçosa e conhecida como "a fábrica" ainda em alusão ao anterior espaço da padaria, com móveis antigos e louças do tempo das nossas avós, conjuga na perfeição o antigo e o moderno e faz lembrar a sala de jantar de uma família numerosa.
Depois, há a comida propriamente dita. Das entradas às sobremesas, é tudo de "comer e chorar por mais", numa carta onde se podem encontrar algumas especialidades típicas de ambos os lados da fronteira: há as "puntillitas" e os "tintos de verano", os secretos de porco preto e os peixinhos da horta, as "patatas ali oli" e  as farófias, entre muitas outras delícias, em clara e subtil demonstração de que é muito mais o que nos aproxima do que o que nos distingue.
A acrescentar a tudo isto há ainda os preços muitíssimos acessíveis e a simpatia com que somos recebidos. O Chiringuito é um negócio familiar e isso sente-se no trato e no ambiente que se respira. No fundo, é quase como se jantássemos na sala da casa de uns amigos. Por isso saímos  claramente satisfeitos e com vontade de voltar muitas vezes.
Falta dizer que fica em Campo de Ourique e desde Maio está também no Centro Comercial das Amoreiras. 
Por fim, tenho que fazer uma confissão: é que posso ser considerada relativamente suspeita, uma vez que tenho pela família que está à frente do Chiringuito grande consideração e um afecto profundo, que é já antigo.
Mas estive em duas ocasiões no restaurante de Campo de Ourique e quem me acompanhava, das duas vezes, gostou tanto como eu. Este é pois, por agora, um dos meus lugares favoritos de Lisboa para estar à volta de uma mesa, com amigos, em ambiente agradável e descontraído, o que constitui, quanto a mim, um dos maiores prazeres da vida.
Ora espreitem aqui. E depois vão até lá para comprovar se eu tenho ou não razão...

7 comentários:

  1. Olá, vou aproveitar a sua dica na minha deslocação a Lisboa daqui a 2 semanas para almoçar, vou tentar encontrar o endereço senão no das Amoreiras deve ser mais fácil de encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena: vá ao Chiringuito e tenho a certeza que vai adorar. Agora mais algumas coisas. Se vai para almoçar tem que ir mesmo às Amoreiras. É a loja 1029 e está aberta todos os dias das 10 às 23h.
      Em Campo de Ourique só abrem das 18 às 24h e por isso só dá para jantar. E fecha ao Domingo. Em Campo de Ourique é na Rua Correia Teles, 31 B. Indo das Amoreiras, a Correia Teles é a segunda transversal à direita da Ferreira Borges, que é aquela principal que vai dar à Estrela, cheia de árvores. É muito fácil de encontrar. Difícil é estacionar nas imediações. Mas se não conseguir, ali perto, junto ao Mercado de Campo de Ourique há um parque subterrâneo que está aberto 24 h.
      Tem aqui os contactos do restaurante de Campo de Ourique: 21 131 44 32 ou 91 955 29 55. Indo a um ou a outro tenho a certeza que vai ser bem recebida.
      Vir a Lisboa não é para andar enfiado em Centros Comerciais, acho eu, mas o das Amoreiras é o melhor de todos, além do Corte Inglés. E assim faz dois em um ;)
      Também tem que ir a um dos novos mercados: ao de Campo de Ourique, da Ribeira, ou de Algés.
      E, se precisar de mais informações, não hesite em enviar-me um mail e perguntar tudo. É que Lisboa é comigo mesmo... :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Se resolver ir jantar ao Chiringuito de Campo de Ourique e for fim de semana é preferível reservar mesa pelo telefone.
      Acho que lhe dei as informações principais. :)
      Lisboa é linda!

      Eliminar
  2. Obrigada Isabel pelas dicas, pois nas Amoreiras será a opção mais viável. O mercado da ribeira já conheço agora com esta nova transformação foi um espaço muito bem reaproveitado. Eu conheço Lisboa mais ou menos, pois vivi aí doze anos, estudei e trabalhei , mas entretanto a cidade mudou muito. Estou de acordo consigo que o Amoreiras é o melhor centro comercial, eu estive lá na sua inauguração, pois apesar de muitos outros terem nascido depois para mim este é o que gosto de passear porque a sua dimensão não nos faz andar lá perdidos um tempo imenso que podemos aproveitar para fazer outras coisas.
    E sim Lisboa é linda, mas como sou do Norte o Porto também é lindo.
    Mas eu sou uma apaixonada por cidades europeias.
    Desejo-lhe um bom fim de semana e obrigada pela sua partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estive na inauguração das Amoreiras, há já uns aninhos. O norte é bonito sim, estive há pouco em Viana do Castelo e gostei muito. Mas o Porto não me seduz. Acho-o muito sombrio. Um pouco tristonho, até.

      Não tem que agradecer. Bom fim de semana. Beijinho

      Eliminar
  3. Parece um local muito interessante para conviver em Lisboa entre amigos. Vai ficar na lista de locais a visitar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, sem dúvida,Catarina. Um local onde nos sentimos bem e somos bem recebidos. Comece pelo de Campo de Ourique :)

      Eliminar