quinta-feira, 21 de abril de 2016

Olhos verdes


A rainha de Inglaterra faz hoje 90 anos. A minha mãe faz 91 daqui a dois meses. Entre uma e outra há muitas diferenças. embora para mim sejam rainhas as duas. Sobre Isabel II, escreveu Pedro Correia: Num mundo em mutação, onde tudo passa, tudo se esgota e tudo esquece, ela é uma referência de estabilidade. Lembramo-nos dela desde sempre, são já poucos os que conheceram outro chefe do Estado no Reino Unido. E, de facto, olhamos para ela e não nos lembramos da idade que tem. 
Muito diferente do que se passa com a minha "Rainha", que vive agora num mundo de silêncio e movimentos reduzidos, naquele limiar que nos faz perguntar-nos muitas vezes se existir assim pode ainda considerar-se vida.
E, no entanto, quando a olho no fundo dos seus olhos verdes e vejo neles serenidade, mesmo se já não não lhes encontro a vivacidade de outrora, penso que tudo me faz sentido,  ainda assim, que nos entendemos pelos olhos como Blimunda e Sebastiana Maria de Jesus, e provavelmente como todos os que se conhecem demasiado bem e se amam sem limites. 
Por isso, se é verdade que às vezes me aflige um pouco ver nela uma sombra do que foi e me atormenta não saber o que pensa e o que sente, também se me apazigua o coração quando me agarra a mão e a aperta na sua, quando me passa a mão no cabelo e se ri para mim, ou quando a transparência dos seus olhos verdes me basta para  poder sentir-me mais feliz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário