quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Parece mentira


Trouxe de Sevilha, como sempre faço quando vou a Espanha ou a França, um livro que estou a gostar muito de ler. Não conhecia o autor, mas tinha visto uma entrevista com ele na televisão e ficara curiosa em relação ao livro.
Juan de Val é um jornalista, guionista, apresentador e produtor. Parece Mentira é uma história mais banal do que extraordinária, escrita em linguagem simples e despretensiosa, sem nunca cair na vulgaridade. E Cláudio, sobretudo, o protagonista, consegue "engancharnos" com o seu relato, contado na primeira pessoa, que poderia ser a vida de qualquer pessoa comum, cheia de episódios curiosos, divertidos, emocionantes, picantes, dramáticos, até. Cláudio tem defeitos e qualidades, fragilidades e medos, arrojo e valentia. Por isso se nos torna tão encantador, ainda que à vezes também nos irrite, ou possa parecer egoísta e quase cruel. Como todos nós...
Aqui fica um pequeno excerto:

(...) me gustan los defectos. La carne suelta, la piel sin una tersura total, los culos no demasiado duros. Debe de ser que me voy haciendo mayor y es una suerte que los gustos vayan evolucionando según las posibilidades. No es que ya no pueda estar con mujeres de cuerpos espléndidos, mucho más jóvenes que yo, que a veces algunas todavía se muestran dispuestas, sino que mi forma de mirar ya no es la misma. Hay mujeres que se cuidan para gustarse y mujeres que quieren estar buenas para competir con otras mujeres. Siempre huyo de estas últimas. Las mujeres más libres son las que se aceptan desnudas frente al espejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário