sábado, 23 de dezembro de 2017

Um bom realizador é outra coisa


Eu não gosto de Kate Winslet. Mas até ela, dirigida por Woody Allen, faz boa figura; e convence. Gosto dos filmes de Woody Allen e raramente perco um. Acho uns melhores que outros, como toda a gente, mas nem que seja pela música e pela fotografia penso que vale sempre a pena vê-los. Porque são histórias bem contadas e isso é fundamental. Porque são divertidos e inteligentes sem precisar de muitos "efeitos especiais", ou barulho, ou violência gratuita, ou todas essas coisas de que o cinema está hoje cheio até à exaustão.
"Roda gigante" (Wonder Wheel) tem tudo o que faz de um filme de Woody Allen um filme de autor no sentido mais rigoroso do termo´: há as personagens emocionalmente desequilibradas, as relações caóticas e as famílias disfuncionais e há qualquer coisa de psicanalítico na forma como através delas a história nos é apresentada. E depois, todo este melodrama tem ironicamente como pano de fundo as cores quentes e a luz intensa do parque de diversões de Coney Island nos anos 50; e só a fotografia de Vittorio Storaro já seria razão mais que suficiente para ver o filme.
É talvez a humanidade de grande parte das suas personagens e o facto de ser um bom contador de histórias o que mais me deslumbra neste realizador. O resto não sei explicar: nem é preciso.
Sei que sou um pouco suspeita. Mas gostei...

Sem comentários:

Enviar um comentário