segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Maravilhas do país profundo





Às vezes também descobrimos que afinal, muito perto de nós, há lugares plenos de magia e encantamento, os quais nos permitem afastar-nos um pouco das rotinas quotidianas, ouvir os pássaros cantar, encher os olhos de calma e de verde, recuperar forças, serenar.
Foi o que me aconteceu por estes dias, nesta aldeia do distrito de Leiria, perdida no meio de montes e vales, na qual as antigas casas foram reconstruídas em pedra e madeira, mantendo mais ou menos o que terão sido na origem, e que inclui ainda um percurso pedestre preparado para invisuais a que chamaram "ecoparque sensorial", com interessantes "estações" lúdicas e interactivas.
Diz-se que por estes caminhos passaram, em 1385, as tropas chefiadas por D. Nuno Álvares Pereira a caminho de Aljubarrota, tal como se diz que os ursos costumavam vir beber a umas "pias", originadas por formações rochosas existentes no local, o que deu o nome à terra.
Mas para lá de todas as "lendas e narrativas", este é um lugar simples e maravilhoso, ideal para quem deseja novidade, ou apenas um pouco de sossego.
E eu, que sou profundamente citadina, e procuro muito fora daqui o que possa encher-me os olhos e os sentidos, e tocar-me de algum modo, deslumbro-me, de igual modo, com que é nosso e não menos arrebatador.

Sem comentários:

Enviar um comentário