sábado, 16 de março de 2013

Mais cinema


Sou suspeita. Ao contrário de muita gente, gosto de cinema francês. Gosto muito, mesmo. E, na nova geração de actrizes, tenho uma predilecção especial por Marion Cotillard desde que a vi na genial recriação de Piaf em La Môme, o que lhe valeu o Óscar de melhor actriz em 2008. Depois, voltei a vê-la no filme Les Petits Mouchoirs, de que gostei imenso, em "Meia-Noite em Paris" de Woody Allen e em mais alguns cujos nomes não recordo agora.
Além de muito bonita,  Marion Cotillard tem um talento e versatilidade enormes, uma presença fortíssima, que confere uma densidade psicológica particular às personagens que interpreta. Um filme com Marion Cotillard é, pois, para mim, um filme a ver. Sempre.
Por isso, foi antes de mais por causa dela que quis ir ver este filme franco-belga de Jacques Audiard (de quem também já vira "De tanto bater, meu coração parou"), com um estranho nome, "Ferrugem e Osso" ( De rouille et d'os, no original) e argumento adaptado a partir do livro Rust and Bone de  Craig Davidson.
E gostei. É um filme belo e dramático em simultâneo, um filme duro e desapiedado, violento até, quer do ponto de vista físico, quer emocional, mas também surpreendente, sobre o amor, a amizade e a fragilidade da condição humana, que me fez chorar como já há algum tempo um filme não o fazia.
E que vale uma ida ao cinema, nem que seja para ver mais uma excelente, marcante e inesquecível interpretação de Marion Cotillard.

8 comentários:

  1. Vou ver....também vi todos os filmes de que fala e gosto mesmo muito dela e de filmes franceses...obrigada pela partilha.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Vá Virgínia, que eu acho que vale a pena... Ouvia outro dia João Lopes comparar Marion Cotillard aos grandes nomes femininos do cinema francês, colocando-a ao nível de uma Brigitte Bardot ou Catherine Deneuve. Não posso estar mais de acordo... Uma Diva, é o que é!

    Bom filme e bom fim de semana
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Isabel Mouzinho!
    Também gosto de cinema francês!... Lembro-me bem dessa actriz que é muito bonita.
    Ontem, passando pelo roteiro de filmes em exibição nas salas de cinema, li o resumo do filme que menciona, mas achei que tinha conteúdo violento, no aspecto emocional e não só, como posso confirmar pelo que escreveu. Por isso, não sei se me apetece ir vê-lo...Ando um bocadinho sensível. :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois então se calhar é melhor não ir. O filme vale muito pela interpretação da Marion Cotillard. Não é um grande filme. Mas eu gostei!

      Bom fim de semana também.
      Beijinho
      Isabel

      Eliminar
  4. Gostei imenso do filme e já falei dele no meu blogue.

    È violento, sem o ser. Não é violência gratuita como nos filmes americanos, aceita-se e compensa-se com os sentimentos intensos das personagens.

    Valeu a pena e a Marion....é tão boa como a Juliette Binoche, para mim uma das melhores actrizes francesas que conheci.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que também gostou!
    Da Juliette Binoche é que eu não gosto mesmo nada. Irrita-me aquele género "pãozinho sem sal"...
    Acho que nem chega aos calcanhares da Marion Cotillard. Mas pronto, são opiniões!

    Boa semana também. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu é mais Anne Hathaway: vejo tudo onde entra...

    Marion Cotillard, não desfazendo em nada, remete-me para as grandes divas. E eu não gosto de "divas". Mas vou tentar ver o filme, gosto de quase tudo o que vem de França. É do sotaque, também...

    Beijinho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto da Anne Hathaway, Paulo.
      Quanto ao Francês, tem razão. É para mim a língua mais bonita da mundo, a minha língua do coração, que eu domino ma perfeição (modéstia à parte...ahah!)

      Beijinho. Assim grande. :)

      Eliminar