quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vizinhança



De uma maneira geral, sinto-me mais feliz na Primavera, cheia de vida, atenta a tudo: às cores e aos perfumes, à luz e ao canto dos pássaros que, em sonoras melodias, ou num desordenado chinfrim de trinados e chilreios,  anunciam a chegada de um novo dia junto da minha janela.
Nesta altura do ano estou de tal modo em harmonia com o mundo que não me importo nem me queixo se a temperatura não está tão elevada como seria de esperar, porque tudo me parece ter um brilho maior, que influencia a minha (boa) disposição. E delicio-me com as maravilhas da natureza, que me enchem a alma de paz. A Primavera tem pois este efeito surpreendente e quase milagroso de despertar o que há de mais bucólico em mim, incorrigível citadina.
É assim que me deixo seduzir e arrebatar pelas coisas mais prosaicas, descobrindo-lhes inimagináveis encantos. À minha porta há um melro, tão madrugador como eu, com quem me cruzo quase todos as manhãs. Será sempre o mesmo? Não sou muito dada à "passarada", mas acho graça àquele bicho preto, de bico muito amarelo como um ponto de luz a contrastar com a negrura do corpo. E enquanto atravesso o largo ou espero o autocarro no silêncio ainda quieto e solitário do começo do dia,  olho-o a saltitar na relva, aparentemente tão feliz e, mesmo não sendo nada supersticiosa, não consigo deixar de achar que ele me traz boa sorte.

4 comentários:

  1. Adoro melros e contrariamente à Isabel tenho um verdadeiro fascínio por pássaros. Da espécie animal, é talvez a que mais aprecio. Mesmo as gaivotas que abundam aqui onde vivo e me acordam com os seus piares às 5 da manhã- Ouvir o chilrear é espectacular....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto dos pássaros, mas a voar, livres.
      O que não gosto é de passarinhos na gaiola, como de resto acho que os animais devem estar no lugar deles e não em nossa casa. A menos que a nossa casa seja uma quinta...
      Também gosto de ouvir os chilreios matinais ou de fim de dia.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Também gosto da passarada livre.

    Gostei muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me, Olga, como veio aqui parar, a este texto que daqui a nada já tem um ano.

      Mas, ainda assim, dou-lhe as boas-vindas. E se gostou, melhor ainda...

      Eliminar