quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Praças da minha vida

(Praça Duque de Saldanha)

(Praça de Londres)
 
(Praça de Alvalade)

Em diferentes épocas, e por diferentes razões, estas três Praças de Lisboa estão fortemente ligadas à minha história, da qual são parte indissociável, distinguindo-se de tantos outros sítios por onde passei, por serem lugares que deixaram marca.Como um sinal, uma espécie de tatuagem, ou até mesmo uma cicatriz... 
O Saldanha é "a minha casa", a minha memória mais antiga de Lisboa, ponto de referência de infância e juventude, onde vivi os meus vinte primeiros anos e que, talvez por isso, ainda hoje é berço e é colo, que me aconchega e ampara sempre que chego perto. 
Depois, por volta de finais dos anos oitenta, foram as razões do coração que me levaram para a Praça de Londres. Vivi perto e, mesmo no que se lhe seguiu, durante muito tempo, centrei ali a minha vida. 
E, agora, este amor mais recente: a Praça de Alvalade, onde passei os últimos quatro anos, dias e dias a fio, muits horas sentada na frente de um computador, com as Avenidas de Roma e da Igreja como horizonte, e o bulício da cidade perto e longe ao mesmo tempo. E ainda este magnífico bairro, a fervilhar de vida, tradicional e moderno, que eu já conhecia mas que só agora aprendi de cor, em todos os pormenores que fui notando e conhecendo devagar, na descoberta lenta de cada recanto, de cada encanto, e de que já tenho tantas saudades, antes mesmo de o deixar. 
De todas e de cada uma destas Praças guardo, por isso, maravilhosas recordações; e a elas regresso sempre com prazer e vontade, mesmo se o tempo as vai modificando, tal como faz comigo. No fundo, para onde vou - que não é longe, e também é casa - levo-as coladinhas a mim, no coração e na vida.

4 comentários:

  1. Um rememorar bonito, que me fez acompanhar-te neste percurso.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, mfc.
      Hoje e amanhã são dias de despedida. E mesmo quando a partida é voluntária, fica sempre uma certa nostalgia. Hoje, à hora de almoço, revisitei as minhas praças e os sítios por onde gosto de passar. Foi mais isso...
      Mas fico perto. Dá sempre para voltar muitas vezes. É o que tem de bom... ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. A do Saldanha conheço bem ! Foi durante alguns anos ponto de paragem para o meu trabalho. Sou de opinião é que é sempre bom mudar e recomeçar. Felicidades, Isabel!Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que mudar e recomeçar é muito bom, Madalena!
      Por isso quis fazê-lo. ;)

      Obrigada. Beijinho

      Eliminar