segunda-feira, 18 de maio de 2015

Uma senhora é sempre uma senhora

 
 
 

Fanny Ardant  é uma daquelas raras actrizes que me faz ir ver seja que filme for, e não apenas para ouvir falar francês - que eu adoro!
É que é tão forte e majestosa a sua presença, que enche não só o écran, como o filme todo. Porque há nela, de facto, uma elegância no modo de estar e um porte que a transformam numa "diva", ainda que as marcas visíveis da passagem do tempo lhe tenham roubado muito do garbo  de outrora. Mas tem ainda aquele toque tout à fait français, misto de requinte e de altivez, que faz com que mesmo um filme fraquinho como este Chic, agora em cartaz, não seja extremamente maçador.
E nunca a vejo sem relembrar o filme em que a conheci - La femme d'à côté, - que me marcou muitíssimo. E depois todos os outros, de que Vivement DimancheHuit femmes, são apenas alguns exemplos que me vêm de repente à memória. É sem dúvida um dos grandes nomes do cinema francês. E a prova de que a classe e a distinção se têm ou não se têm, mas não se perdem com os anos. E nem é preciso botox...

7 comentários:

  1. É verdade Isabel. Mas faz uma certa pena ver a Femme d'à côté fazer de femme chic. Às vezes penso que a Garbo e o Aznavour tinham razão. Il faut savoir se retirer à temps...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e não, Helena. O que é isso de "sair a tempo"? Acho que deve ser o próprio a decidi-lo, quando o achar.
      Há uma diferença gigante entre a "femme d'à côté" e a "femme chic", de facto, mas ela está muito mais na qualidade do filme do que na prestação de Fanny Ardant. Afinal estamos a comparar um Truffaut com um "Zé ali da esquina" qualquer, em quem nunca ouvimos falar. E é isso que faz toda a diferença. A Fanny Ardant perdeu o viço e o "aplomb" dessa época que o tempo não perdoa, mas eu acho que continua a ter uma imensa classe. :)

      (Ó meu Deus, para quando um filme verdadeiramente empolgante? Se calhar temos que ser nós a fazer um! - Eheheh! Matéria não falta ;)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Falando de cinema, e sem ninguém a quem possa dar a conhecer um
      realizador francês que aqui em Portugal não teve um único filme em
      exibição comercial, lamentavelmente, na minha opinião, aproveito, para
      nomear três filmes que são quanto a mim de grande qualidade.
      O realizador é Stéphane Brizé que tem agora um filme nomeado para
      os óscares em Cannes, do qual não falo por não o ter visto.
      Os que vi foram "Je ne suis pas lá pour être aimé" - "Mademoiselle Chambon" e Quelques heures de Printemps". São o que eu considero
      (filmes com gente dentro).
      É apenas uma opinião pessoal.
      Peço desculpa de me ter alongado no comentário!
      Mas concordo consigo as salas de cinema são o melhor sítio para ver
      filmes.
      Espero que esteja recuperada da sua constipação.
      Desejo-lhe uma boa noite.

      Eliminar
    3. Não conheço o realizador nem os filmes de que fala, Maria, mas registo os nomes.
      Não tem que pedir desculpa de nada, ora essa, faz os comentários do tamanho que quiser. ;)
      Quanto às salas de cinema, continuam a seduzir-me na mesma proporção em que não tenho paciência para me pôr a ver filmes na televisão.
      A minha constipação, apesar de paga preço de ouro, continua a resistir. Estou bem melhor, obrigada, mas ainda não totalmente recuperada.
      Boa-noite também para si, Maria.

      Eliminar
  2. Isabel
    De facto, se o filme fosse bom tudo o resto seria secundário. Mas interpretar "aquela" mulher talvez não seja, já, para a Fanny Ardent. Envelhecer é também isso, saber o que podemos e devemos fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspecto acho que tem razão, Helena. Sem dúvida que envelhecer é isso e não há nada mais deprimente do que ver quem já não tem vinte anos continuar a pretender fazer como se os tivesse.
      Em todo o caso, mais do que fazer "aquele" papel ser para Fanny Ardant ou não (e talvez não seja, de facto) "ce qui nous gêne" é a má qualidade da obra, acima de tudo, penso eu...

      Eliminar
    2. E sobretudo, porque nos habituámos a ver Fanny Ardant fazer Truffauts e Ozons, por exemplo, que são muito mais "a cara dela"... ;)

      Eliminar