sábado, 16 de abril de 2016

Ver os aviões...


Completamente por acaso, encontrei hoje no Observador umas imagens antigas de Lisboa. Esta, em particular, trouxe-me uma recordação da minha infância, e do tempo em que o aeroporto tinha uma varanda sobre a pista, onde íamos muitas vezes só para ver os aviões a aterrar ou a levantar voo. Era uma emoção embrulhada numa aura de mistério e aventura, com aquele sabor amargo e doce, misto de nostalgia e anseio que têm todos os locais de partida e chegada.
Depois, também por acaso, ou talvez não, encontrei um texto da Alexandra Prado Coelho, no Público, já antigo, (de Maio de 2013) sobre esses passeios das tardes de Domingo  para ver aviões. Ela fala dos finais dos anos 40. Eu não sou assim tão antiga, mas vinte e muitos anos depois da data que ela  refere, o hábito persistia entre os lisboetas.
Não é uma questão de saudosismo, é apenas uma lembrança do tempo em que as tardes de Domingo se passavam preferencialmente ao ar livre, e não na atmosfera deprimente e asfixiante de um qualquer "Centro Comercial".
(...) Houve um tempo em que o passeio preferido dos lisboetas era até ao novíssimo Aeroporto da Portela. Aí existia uma esplanada com vista para a pista, onde quem não podia partir via os aviões levantar voo e, provavelmente, sonhava com o dia em que viajaria num deles.
 (...) quando entro hoje no aeroporto fico a pensar como ele, de certa forma, se virou para dentro. As esplanadas são interiores e delas já não vemos os aviões a levantar voo. Por isso regresso ás fotos do restaurante de grandes janelas voltadas para a pista (...) Era o tempo em que passávamos tardes de domingo a ver chegar e partir aviões.

2 comentários:

  1. Não sei bem como está agora mas houve um tempo em que também aqui em Faro se podia subir a um terraço, no Aeroporto, para ver os aviões. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa não sei bem quando isso acabou, mas hoje é um hábito que já não existe, uma daquelas coisas muito antigas... ;)

      Eliminar