terça-feira, 23 de agosto de 2016

Deslumbramento e desilusão





Tinha as maiores expectativas em relação à cidade de Roma, que por motivos vários não pudera ainda conhecer. E o que me fica da minha recente visita é uma mistura de arrebatamento e decepção.
O que verdadeiramente nos toca é aquela exuberante manifestação do barroco, nas mais bonitas igrejas que já vi. E também as praças e fontes, com destaque para as magníficas praças Navona e Spagna, ou a impressionante Fontana de Trevi. Os italianos são simpáticos e calorosos, mais até que os espanhóis. Mas Roma é também uma cidade suja e desorganizada, onde faltam jardins cuidados, espaços verdes e mesmo, talvez, um pouco mais de alma.
O topo das minhas preferências mantém-se assim inalterado: Lisboa, Paris, Sevilha, por esta ordem. A primeira porque é a minha cidade da vida toda, onde nasci e onde moro, e pela qual me sinto permanentemente apaixonada. Paris é a cidade que trago no coração, que amei ainda antes de a visitar e que ocupa na minha existência um lugar que nenhuma outra pode destronar. E Sevilha, onde encontro tudo o que eu mais gosto de Espanha, e onde preciso de voltar muitas vezes para me encher de sol, de luz e de alegria.
Há outras cidades encantadoras, claro, como Amsterdão, por exemplo, ou Viana do Castelo, cada uma com as suas particularidades que a tornam única, singular, diferente das demais, tal e qual como as pessoas, mas estas três são ainda as que mais me seduzem.

4 comentários:

  1. Estou de plenamente de acordo com a sua apreciação sobre Roma. Também lá estive em Setembro do ano passado, e a par da beleza e encanto que Roma tem fiquei bastante desiludida com a sujidade da cidade, pela manhã então e naquelas ruas mais estreitas era um acumular de lixo e cheiro impróprio que desilude, sei que o civismo das pessoas ajuda a que isso aconteça, o turismo em massas também, mas a altissima taxa por dormida que se paga a entidades de Roma deveriam ter em conta a limpeza com mais eficiência. Mas tirando isso, adoro a cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito, também, mas não adoro. Conheço mais de uma pessoa que tem Roma como a cidade da sua vida e, talvez por isso, as minhas expectativas eram também demasiado elevadas. Mas gostei de conhecer.

      Beijinho

      Eliminar
  2. A minha experiência no contacto com italianos é quase nula. Resume-se a aeroportos. E não os achei assim tão simpáticos , mas isto não quer dizer nada.
    É aborrecido quando se cria boas perspetivavas de um lugar e depois desilude . Nunca estive em Roma nem em Paris e Amesterdão , mas nas outras cidades que menciona sim. Realmente a minha estadia em Sevilha foi de receber aquela energia inexplicável . O mesmo me aconteceu em cidades portuguesas como Aveiro, Braga e Viseu e outras do Norte de Portugal. Viana não tive boa experiência . Tenho de lá ir outra vez .
    Beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ir, sim. Eu achei Viana um encanto e as pessoas muito acolhedoras e atenciosas.
      Mas antes tem é que ir a Paris. É deslumbrante. :)
      Beijinho

      Eliminar