segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ganas de ti


Quando a pandemia chegou, eu estava a dias de partir para a cidade que sempre trago no coração além da minha Lisboa, onde já estive inúmeras vezes e de que nunca me canso. Pelo contrário: a cada nova visita, fica sempre uma vontade maior de regressar.
Desta vez iria sozinha, o que era uma estreia total. E apesar de preferir a companhia, imaginava como poderia ser bom para poder ficar horas nas livrarias e papelarias sem ter ninguém à minha espera, sentar-me tranquila em todas as esplanadas da Cité, do Quartier Latin ou de Saint-Germain-des-Prés a observar  as pessoas, ou demorar-me  no Jardin du Luxembourg  - o meu lugar preferido - ao entardecer, a ler, ou só a olhar.
Designada ville lumière muito apropriadamente, Paris tem esse magia tão singular que não sei se vem do brilho do sol sobre rio que se reflecte nos típicos telhados escuros, de uma certa sofisticação meio blasée, ou de uma aura boémia e artística que se mantém até hoje, mesmo que tenha perdido o fulgor de outros tempos.
Gosto de muitas cidades. Mas para além de Lisboa, que é berço, casa e colo, só em Paris e em Sevilha tenho esta estranha e boa sensação de ser uma espécie de "filha adoptiva".
Por isso, trago esta viagem que não chegou a acontecer atravessada no coração, e sonho com o fim disto tudo e com um regresso à normalidade para a fazer enfim realidade. Por isso, tenho ainda mais saudades do que habitualmente de voltar às suas ruas, praças jardins, pontes, cafés, livrarias, a todos os lugares de visita obrigatória e às novidades que sempre existem também. Porque Paris é inesgotável e tem sempre muita coisa a acontecer, em muitos domínios, para todos os gostos.
E como, para mim, as cidades têm muito em comum com as pessoas, enquanto espero o dia em que possamos voltar a ver-nos, vou trauteando mentalmente uma canção espanhola já antiga:

Quiero en tus manos abiertas buscar mi camino
Y que te sientas feliz solamente conmigo
Hoy tengo ganas de ti, hoy tengo ganas de ti
Quiero apagar en tus labios la sed de mi alma
Y descubrir el amor juntos cada mañana
Hoy tengo gans de ti, hoy tengo ganas de ti...

Sem comentários:

Enviar um comentário