segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Um belíssimo auto-retrato


Aznavour não está entre os meus cantores franceses preferidos, como já tive ocasião de dizer aqui. Goste-se muito, pouco, ou assim assim, não deixa contudo de ser um dos nomes incontornáveis da música. Da francesa, antes de mais, mas da música tout court, também. Como Sinatra, Iglesias e tantos outros.
Por estes dias, está nos cinemas um filme /documentário que tem já um ano (é de Novembro de 2019), Le regard de Charles ("Aznavour por Charles", na versão portuguesa) e que despertou a minha atenção. Em boa hora o fui ver.
Marc di Domenico recupera e  apresenta tudo o que Aznavour filmou em 8 e 16mm, entre 1948 e 1982, que é grande parte da sua vida. Juntou-lhe palavras, textos, entrevistas suas, na voz de Romain Duris e as inesquecíveis canções de Aznavour, na sua voz de crooner. O resultado é um magnífico auto-retrato, simultaneamente belo, nostálgico e tocante, que nos leva a conhecê-lo melhor e a acompanhá-lo por mil lugares na sua sede de conhecer o mundo, nas suas raízes arménias, na ascensão no mundo da canção, nos seus laços familiares, artísticos, de amizade, pelas quais passam Edith Piaf, Dalida, Lino Ventura, Truffaut, Anouk Aimée e tantos outros.
São imagens pessoais, filmadas ao longo dos anos, e arquivos televisivos inteligentemente montados por Domenico que nos dão um novo olhar sobre este artista e o seu lado mais íntimo. É, antes de mais, o seu olhar sobre si mesmo, que nos oferece postumamente. "Vous m'avez vu, mais ce que vous ne savez pas, c'est que moi aussi, je vou ai vus"... ou "Je n'ai jamais revu ces images, mais je savais qu'un jour vous les verriez" são duas frases emblemáticas, que atravessam este álbum de recordações, emotivo e comovente. 
Imperdível para quem gosta muito de Aznavour. E, para quem gosta um pouco menos, também.

2 comentários:

  1. Não sabia e fiquei curiosa por ver...mas onde ao certo?
    Obrigada
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi no Corte Inglés. Não sei se está noutros cinemas, mas neste sim.

      Eliminar