segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A dor do dia seguinte





Não é  de nenhum desgosto que se trata, nem de tristeza, ou de qualquer desses nobres sentimentos que nos enchem a alma e ocupam o e espírito e a vida, de vez em quando.
É mesmo de músculos doridos e da sensação do corpo todo partido que me ocupo hoje. Porque esta tem sido a minha realidade mais recente.
Durante muito tempo fui resistindo, deixando a preguiça tomar conta de mim, com as desculpas do costume: o tempo, a falta de interesse, o exercício que já faço, o Pilates, o Flamenco, o que eu ando a pé e blábláblá...
Mas agora tive vontade de mudar e fazer uma coisa diferente. E assim, na verdade, rendi-me também ao culto do corpo e aderi à moda do ginásio. É quase um reencontro com a minha adolescência e os dez anos em que fiz ginástica no Sporting. Com as inevitáveis diferenças e as devidas distâncias, estou de volta ao treino intensivo, desta vez com a novidade das máquinas, quatro dias por semana, uma hora e meia de cada vez. É duro! Mas sabe bem...
Ouvimos dizer, frequentemente, que a "beleza interior" é a que realmente conta. Mas demora a revelar-se. E, apesar de poder ser uma descoberta apaixonante, que se vai construindo no tempo, também é bom, às vezes, deixarmo-nos guiar pelo imediato e pelo que há em nós de mais físico, deixando a alma um pouco de lado.
Impossibilidade de fugir à tirania da imagem,  a vaidade a crescer, maior sensibilidade aos olhares alheios? Nada disso, ou, se calhar, um pouco de cada. Enfim, tudo isto é ainda muito incipiente, mas nos últimos dias tem sido motivo de grande entusiasmo, mais um desafio, mais metas para cumprir e uma nova maneira de me pôr à prova. Sem qualquer recompensa que não seja sentir-me bem na minha pele e gostar do que vejo. Parece pouco, mas é o muito que faz toda a diferença!

"Quero ser assim
Senhora das minhas vontades  e dona de mim
Que venha de dentro de mim ou de onde vier
Com toda a malícia e segredos que eu não souber
Que venha essa nova mulher..." (Uma nova mulher, de Simone)


Sem comentários:

Enviar um comentário