domingo, 2 de dezembro de 2012

Espírito de Natal

 
Chegou o mês de Dezembro, tempo do advento e, por todo o lado, já se respira Natal.
Nesta época tão alucinantemente festiva, cheia de luz, de encanto e de emoção, é difícil não nos deixarmos contagiar pela euforia consumista, esquecendo um pouco a essência do que celebramos, o presépio e a sua lição de amor e simplicidade.
A alegria do nascimento do Menino Jesus traz, em cada ano, uma magia especial às nossas vidas. O que nos toca, verdadeiramente, é a força e a grandeza deste Deus Menino, que vem ao nosso encontro em toda a sua inocência, trazer-nos uma mensagem profunda de verdade, de amor, de vida e salvação.
E, na emotividade da festa, parece que os sentimentos se acentuam e fortalecem. Parece inevitável sentirmo-nos mais perto das pessoas de quem gostamos.
Eu, que sou uma sentimental, vivo estes dias com as emoções à flor da pele, fico muito mais sensível, tudo me comove e, apetece-me, acima de tudo, apertar nos braços, com muita força, todas as pessoas de quem gosto. E dizer-lhes, muitas vezes, como são importantes para mim e como lhes quero bem.
É em alturas assim que tenho vontade de celebrar a vida ainda mais, de agradecer a Deus as coisas boas que me dá todos os dias ( e são tantas!) e as pessoas maravilhosas que trouxe à minha vida e, em parte, fizeram (e fazem) de mim tudo o que hoje sou. E porque o espírito do Natal é todo só amor, esse é o melhor presente que tenho para dar às pessoas que trago no coração. É que o amor é o que há de mais forte e mais bonito. O amor pode tudo. E só o amor importa.

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o seu "espírito de Natal".
    Há anos que faço as decorações em casa com o mesmo amor que fazia quando os meus filhos eram pequeninos e se encantavam com o presépio e a árvore de Natal. Hoje tenho netos, mas sinto que são os filhos que mais precisa do perpetuar desta tradição e da minha presença optimista e activa.

    Ainda faço muitas coisas no Natal e para o Natal dos meus mais queridos, são momentos que nunca vamos esquecer e que renascem em cada ano com mais força.

    E afinal, nunca saberemos se este não é o último Natal das nissas vidas...

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma época belíssima. Pena que às vezes o stress da festa e dos presentes se sobreponha ao resto...

      Para mim, a missa de Natal continua a ser o momento alto. E tenho pena de já não ir à missa do Galo, como quando era adolescente.
      Beijinho
      Isabel Mouzinho

      Eliminar

  2. desculpe os erros, Isabel

    quem

    nossas

    Estou a ficar pitosga:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpadíssima. Todos fazemos erros destes, que nem são erros, são "gralhas" de escrever à pressa :))

      Eliminar
  3. Há já uns anos deixei o stress das festas, dos enfeites e dos presentes de Natal. Passei a ser frugal, frugal e curial, que isto das comoções davam cabo de mim. Hoje é mais uma época de família e de crianças (só presenteio os mais pequenos). E de muita comida mai-los correspondentes quilos...

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar