terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Madrugar



Se há coisas de que eu não gosto, levantar-me cedo é, seguramente, uma delas. Custa-me sempre tanto!... 
À noite nunca tenho pressa de me deitar e tudo o que seja menos da meia-noite, ou uma, é demasiado cedo para mim. Mas, de manhã, sou incapaz de ouvir  o despertador e saltar da cama, com o vigor  e a determinação de quem está pronto para começar um novo dia. Preciso de uns dez minutinhos, pelo menos, para me mentalizar. Para me auto-convencer que vou ter mesmo que sair dali. Onde eu estava tão bem... E só o faço por obrigação, para ir trabalhar, ou por prazer - para ir viajar, por exemplo.
Em podendo, gosto de me ir deixando ficar até mais tarde, acordando e voltando a adormecer, gozando a preguiça do meio-sono, sem pressa nem horários a cumprir, numa espécie de desforra por todos aqueles dias em que tenho de me levantar antes de ter dormido tudo. É que eu adoro dormir! E tenho que dormir imenso. Oito horas, no mínimo, seria o ideal. Mas isso nem sempre é possível! Felizmente, não há preocupações, nem tristezas, ou desgostos, que sejam capazes de me tirar o sono; e, até agora, só muito raramente tive que lidar com espertinas e insónias.
Quem haveria pois de dizer que  me ia dar para esta maluqueira de me levantar muito mais do que cedo, três vezes por semana, para ir ao ginásio antes de ir trabalhar.  Às vezes, até a mim me custa a acreditar, porque nem me  reconheço. Claro que continua incomodar-me ouvir o toque do despertador às seis da manhã, que continua a ser difícil sair de casa antes das sete, quando lá fora ainda é tudo escuro e as ruas estão mais ou menos desertas.
Mas, depois, há o lado bom que têm, também, todas as coisas: os efeitos do exercício físico no corpo, o facto de me saber bem sentir-me em forma e de sair do ginásio a transbordar de energia e boa disposição.
E, acima de tudo, o prazer de poder assistir ao nascer do dia, de ver a noite fazer-se dia e Lisboa a clarear, a cidade a transformar-se, ampliando os sons e os movimentos, o sol a aparecer no horizonte, primeiro tímido e logo iluminando os telhados e o rio, silencioso e sereno, eterno companheiro de uma Lisboa  que acorda vagorosa, como eu.
Tudo isto dura há quatro meses e tal, mas ainda conserva  o sabor da novidade; ainda não me cansei de ver amanhecer, o nevoeiro dissipar-se, a cidade despertar, ganhar cor e vida, passar  da calma ao bulício, na  luz ímpar da manhã que, aos poucos, se vai tornando mais intensa.
E, nem que fosse somente para assistir a este magnífico espectáculo, já teria valido a pena madrugar...

6 comentários:

  1. Mas, certamente, ao sábado e domingo são dias de folga...Para sentir o prazer do descanço, tem que se sentir primeiro o efeito do cançaso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo:`
      Hesitei em publicar o seu comentário, porque embirro com todo o tipo de anonimatos. O que é que há a esconder para não ter sequer um nome com que assinar?
      Bom, não quero ser desagradável, mas já agora: sou professora de Português e erros de Português é uma coisa com a qual não lido muito bem... Então:é "descanso" e "cansaço"!

      Isabel Mouzinho (eu sim, tenho nome...)

      Eliminar
  2. Isabel, eu detesto levantar-me cedo, sobretudo no inverno. :) Impensável para mim essa rotina de ginásio de manhã, quando nem gosto dele a hora nenhuma. Gosto mais de ar livre...:) Admiro essa energia, puxa! :) Quando crescer, quero ser assiiiiiiiiim! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu também detesto levantar-me cedo! Por isso é que é extraordinário... E também não gosto de ginástica (só Pilates!). Mas na verdade fiz ginástica a vida toda e acho que não posso passar sem exercício físico. A novidade é mesmo a versão máquinas, porque até aqui tinha feito sempre aulas. Enfim, é tudo novo e a piada também está nisso :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Custa muito de ínício, mas depois sabe bem. Disciplina o corpo. O meu pai costuma dizer que devemos fazer sempre o contrário que o corpo nos pede. Ou manda o corpo, ou manda a cabeça, diz ele. Durante muitos anos tive os horários mais estranhos, fruto de viagens e trabalho que obrigavam acompanhar o sol à volta das longitudes, não tendo sempre por padrão o meridiano de Greenwich. Hoje, por norma, acordo cedo. Mesmo que fique em casa no fim de semana...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é mesmo isso:"Primeiro estranha-se e depois entranha-se"!

      Beijinho :)

      Eliminar