sábado, 9 de março de 2013

O céu, são os outros!



Hoje, tenho uma coisa importante para dizer: gosto muito das pessoas que fazem parte da minha vida. Todas! Porque cada uma delas, com o seu feitio e singularidade, me é essencial, de muitas maneiras, todas diferentes. E quero-lhes bem. E penso nelas muitas vezes. E fazem-me falta. E preciso delas, mesmo quando lhes faço parecer que não, com a minha mania da liberdade e da independência, de gostar de me armar em forte, ou de me esconder quando sinto vontade de chorar.
Mas é com as pessoas de quem gosto que eu sempre quero estar; e sorvo até à saciedade o tempo de estarmos juntos, gosto cada vez mais de abraços apertados, de beijos, de festas no cabelo e de toda a espécie de mimos, delicio-me com a autenticidade de pequenos gestos queridos, deixando-me abalar e enternecer até à comoção pelo pressentimento ou a revelação de que também gostam de mim. No meu coração não há lugar para toda a gente. Quem lá está ocupa um  espaço enorme, que, ainda assim, se vai multiplicando para caberem os que, por uma razão qualquer que não se pode explicar, vão chegando depois e  vêm para ficar.
Não sei porquê, mas desta vez, no dia em que somei mais um ano à minha vida, percebi com toda a clareza que os afectos (me) são verdadeiramente fundamentais: que são eles que me levam de mansinho pelo tempo fora e me ajudam  a viver melhor; e são o que mais me  importa para me sentir mesmo feliz!
   
(fotografia de Paulo Abreu e Lima.
E minha também, menina mimada, que a recebi como presente de anos.)

8 comentários:

  1. Eu, que gosto de espaço e que não me sufoquem,considero os afetos essenciais. Fazem um bem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto do "meu" espaço e de momentos só meus, mas não sei viver sem os afectos, meu bem mais precioso!... :))

      Beijinho

      Eliminar
  2. Até a cebola ficou comovida....:)))

    Bjinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Um estado de alma ou Jean-Paul Sartre estava errado...? Tenho em rascunho um post intitulado "Que se lixem os afectos!", um dia publico-o com foto e tudo :)

    Muitas felicidades, Isabel; tudo de muito bom!
    B'jinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas coisas, Paulo! Um estado de alma e Jean-Paul Sartre estava errado. Em parte, pelo menos ;)
      Fiquei curiosa em relação ao seu post. Assim, só pelo título, não consigo concordar. Fico à espera (do texto, da foto e tudo)... :)
      Obrigada. Beijinho. Grande!
      Isabel

      Eliminar
  4. Não acredito que haja algum ser humano capaz de viver sem afetos!Pelo menos por muito tempo... Não tenho dúvidas de que são essenciais à vida! Beijinho e... muitos afetoooooos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho(tenho a certeza)que são essenciais à vida!
      Obrigada.
      Beijinho :)

      Eliminar