segunda-feira, 18 de março de 2013

O néctar dos deuses



Adoro vinho. É, sem dúvida, a minha bebida. Não sou exactamente uma entendida no assunto, não percebo nada das diferentes castas, apesar de me deliciar a ouvir  os que são capazes de tecer grandes considerações sobre cada vinho e escolher o mais apropriado e ideal para momentos ou circunstâncias diversos. Eu vou apenas pelo bem que me sabe. Mas não é isso, afinal, o que mais importa?
Gosto de todos os tipos de vinho e do ritual que lhe está associado, num apelo à mistura dos sentidos, experiência de sinestesia pura. Gosto de lhe apreciar  a cor e o aroma, do cerimonial da abertura  e do "ploc" da rolha a soltar-se da garrafa, do momento em que o seu paladar se sente ao de leve nos lábios antes de saborear-se inteiro, um prazer vagaroso e sensual, semelhante ao de um primeiro beijo, que se deseja e desconhece.
Gosto de vinho na proporção inversa de quanto detesto cerveja, que apesar de ser a bebida alcoólica mais consumida do mundo, tem um sabor de que não consigo gostar nem um pouco; e  há nela, também, qualquer coisa de vulgaridade que a distingue totalmente do requinte e da elegância de um bom vinho; porque "o vinho é composto de humor, líquido e luz" como dizia, ao que parece, Galileu Galilei. E eu concordo com ele.
É uma bebida de existência e consumo milenares, muito comum na Grécia e Roma antigas e ainda hoje ligada ao culto religioso. Associada ao bem-estar, ao bom humor e ao bom gosto é ideal para  encontros de amigos, para momentos de festa e para todo o tipo de celebrações; e é, também, a bebida perfeita  para acompanhar instantes vividos a dois, suscitar intimidade, olhares calorosos, gestos e palavras incontidos.
O vinho é, claramente, uma das coisas boas da vida.
De tanto pensar nisso, até já bebia um copo. Ou dois, ou três. De vinho tinto, que é o meu preferido!...

10 comentários:

  1. Bebo vinho muito raramente. Não abro uma garrafa só para mim e sem companhia nunca a beberia. Também não aprecio muitos vinhos, só aqueles que são como o veludo ou os que acompanham bem uns mariscos no pino do verão. Também é raro comer refeições que apelem ao vinho, só as como leves com sumos ou cerveja a acompanhar.

    Adoro cerveja nos dis quentes, é a melhor bebida para tirar a sede e sou capaz de beber uma inteira sem dificuldade, se tiver algo salgado a acompanhar.

    Sou muito pouco exigente em bebidas, mas uma sangriazinha com uns grelahdos, sardinha assada ou chouriços lá fora...sabe sempre bem....

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo no sentido em que também acho que o vinho é para se beber acompanhado (em boa companhia, já agora)...
      Mas isso é válido, também, para as outras bebidas todas e para tantas outras coisas na vida.
      Agora, quanto à cerveja, é que já não estamos de acordo. Eu não consigo beber cerveja. Acho que tem um sabor horrível. E para tirar a sede, nada melhor que a água ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Desculpe as gralhas, I sabel. Habituei-me a escrever depressa e depois, esqueço-me de reler, tal a vontade de enviar.

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não passa nada Virgínia! Acontece-me o mesmo com frequência, mas, como diz o nosso querido amigo Paulo, isso são "minudências" ;))

      Eliminar
  3. A sua escrita é fluída e bonita! Escorrega como um bom vinho!
    No verão, por vezes, gosto de beber cerveja mas sempre sem álcool.
    Noite de paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Madalena! Comparar a minha escrita a um bom vinho é para mim um elogio enorme. :)

      Beijinho
      Isabel

      Eliminar
  4. Se fosse ao vinho do Porto comparava a um vintage. Aprendi estas coisas em visitas às caves.:) Claro que estou longe, muito longe de perceber ou analisar composições escritas. Nem tenho formação para tal. Isto era ensinar ao pai-nosso ao vigário.É apenas um gosto pessoal. A Isabel tem uma escrita simples, muito cuidada, claro, e requintada. Além disso, os temas interessam-me!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Mdalena, que querida! O meu ego, hoje, inchadíssimo...
      Sem qualquer falsa modéstia, nem presunção excessiva; a verdade é que desde a escola primária que toda a gente me diz que escrevo bem e eu adoro escrever e sendo verdade que estas coisas são muito uma questão de gosto pessoal, eu habituei-me a acreditar no que ouvi. Porque essa opinião sempre foi mais ou menos generalizada e inclui nomes como Eduardo Prado Coelho, Urbano Tavares Rodrigues, Maria Alzira Seixo e outros.
      Mas, ainda assim, é sempre bom saber que há quem goste do que nós fazemos e, por isso, lhe agradeço as suas simpáticas e encorajadoras palavras.
      Um grande beijinho :)
      Isabel Mouzinho

      Eliminar
  5. Confesso que hesitei em comentar este seu post, Isabel. Primeiro porque conheço o produtor do vinho que está na foto (pessoa muito conhecida nos meios políticos e económicos - o "Fado", também daquela adega, é melhor, garanto). Segundo, porque também eu sou produtor de vinho bastante medalhado (felizmente) que só se encontra à venda no Corte Inglês (o resto, 99,99%, é todo exportado). Como calcula, sei muito sobre este "luxo" da Natureza e do Homem, modéstias à parte...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulo é uma permanente surpresa. Produtor de vinho?
      Quero saber tudo! E quero provar, naturalmente. Qual é o seu vinho?

      O vinho que está na imagem, foi o que bebi no jantar dos anos e usei-o aqui, porque era a fotografia que tinha mais "a jeito". Só por isso. Não faço ideia de quem é o produtor. E se diz que o "Fado" é melhor, eu acredito. E vou experimentar.

      Já percebi que percebe imenso do assunto, sobre o qual havemos de falar melhor, porque apesar de eu não perceber nada, o tema interessa-me. Muito! É que adoooro vinho!

      Beijinho :))

      Eliminar