segunda-feira, 4 de março de 2013

Rosa


Ensinou-me a dançar sevilhanas e foi com ela que aprendi a gostar ainda mais de Flamenco, a apreciá-lo melhor, assim como tudo o que tem a ver com a alma espanhola. Através dela, conheci um povo e uma cultura apaixonantes, dos quais me sinto, hoje, imensamente próxima.
A Rosa é uma querida amiga espanhola, mulher cheia de garra e talento, uma daquelas pessoas  que mistura paixão de viver e melancolia, que aprendeu a amar Lisboa como se fosse a sua cidade, que sente a saudade como uma portuguesa e que, mesmo fisicamente distante, como agora, está sempre perto no coração.
Para a Rosa, que faz hoje anos, aqui fica uma música que nos traz a recordação do tempo em que ela tentou ensinar-nos a dançá-la, com um abraço muito apertadinho da "sua" Lisboa.

4 comentários:

  1. Estive a ver o vídeo todo. O Flamenco tem muito mais de cigano do que de mouro (embora saiba que também tem origens judaicas). Vou ser sincero: gosto quando elas dançam, lindas, vistosas, mas entediam-me alguns cantos. Os mais parados a descambar para o sofrimento. A propósito, que é feito do Cortez, o dançarino predilecto das meninas de há uns anos...?

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, Paulo, seja bem (re)aparecido! :)
      Eu adoro flamenco, mas o Cortez, não! Aquilo não é Flamenco, não é nada. Dizem os entendidos... (e eu com eles). É só exibicionismo! As meninas de que fala (e nas quais não me incluo, porque nunca paguei para o ver - aliás nem de graça o queria ver) acho que lhe apreciavam mais os músculos do que a arte propriamente dita. Também aqui, em Portugal, há hoje nesse meio muito "gato por lebre". Enfim, como provavelmente em todos os domínios :(
      Mas, Cortez à parte, o Flamenco tem coisas maravilhosas. Se calhar também não gosto de tudo tudo. Mas da maior parte sim! ;)

      Um grande beijinho, Paulo e... volte mais vezes, que gosto de o ver cá por "casa" :))
      Até já!
      Belinha

      Eliminar
  2. Uma dança cheia de garra. Gosto. O meu padrinho é espanhol, aprendi a gostar de sevilhanas e de tortillas, que come se for preciso às 2 da madrugada. É artista, os artistas fazem coisa estranhas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheia de garra, sem dúvida, apaixonante...
      Nos últimos 14 anos andei a tentar dançar flamenco. É muito difícil! Mas dá muito gozo, também. Este ano fiz uma pausa, uma espécie de ano sabático.Talvez volte um dia... :)
      Beijinho. Vá aparecendo...
      Isabel

      Eliminar