quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prioridade(s)


Leio as notícias de hoje e detenho-me em duas: a história de Angelina Jolie, contada na primeira pessoa ao The New York Times e que a faz tomar uma decisão que imagino ser dolorosamente difícil para uma mulher: a mastectomia radical bilateral, como medida preventiva, na sequência de uma mutação genética que indica mais de oitenta por cento de probabilidades de vir a contrair cancro da mama. E a de que os três IPO são os piores hospitais portugueses na espera para cirurgias, o que significa uma espera superior a dois meses em cada um de cinco casos.
E penso como tantas vezes nos esquecemos de dar graças a Deus, todos os dias, pelo mais precioso dos nossos bens - a saúde -, na qual temos tendência para pensar apenas quando ela nos falta. Porque no dia-a-dia acabamos quase inevitavelmente por dar prioridade a outras coisas muito menos importantes. E queixamo-nos por causa do tempo e da crise, de uns trocos a menos nos bolsos, ou de amores perdidos e desilusões várias, deixamo-nos vencer por tristezas do que podia ter sido e não foi, ou ansiedades do que está para vir e  queríamos que fosse já hoje.
Às vezes até quase desprezamos a beleza simples do que nos rodeia. Nem reparamos nela. É bom parar para pensar nisto. Interromper a voragem de um quotidiano vivido a correr e olhar vagarosamente as flores de Primavera, que moderam ansiedades e serenam o coração. Olhá-las e deixo-se ir, fluindo na efemeridade do tempo, na certeza de valorizar o que na verdade conta e na consciência clara de que havendo saúde tudo está bem; e que isso é tão bom que só podemos sentir-nos imensamente felizes.
(Fotografia de Virgínia Barros)

6 comentários:



  1. Também li as notícias e também admirei a coragem da actriz, ainda que muitas outras mulheres se tenham sujeitado ao mesmo em piores condições e sem alardes. Mas sim, se serve de exemplo, tanto melhor.

    Quanto à saúde é daqueles assunto em que só se começa a pensar depois dos 40....e até á a Vida encarrega-se de nos ocupar com tantas tarefas que não há mesmo tempo para pensarmos em nós. Lembro-me de ter ido para um ginásio - JUMP - aos 40 anos, quando achei que tinha de fazer algo pelo meu corpo ( e pelo espírito).
    Foi um momento chave na minha vida e que me marcou muito.

    Receio o cancro como todas as pessoas....mas acho que a prevenção devia ser obrgatória, com verdadeiras campanhas de sensibilização junto das populações e não somente angariação de fundos ou entretenimento nos hospitais.

    Obrigada por usar a minha foto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço por me deixar usá-la.
      É linda!!! Como a vida ;)

      Beijinho
      Isabel

      Eliminar
  2. É verdade, o bem maior é esse mesmo que diz e de que nos esquecemos, enrolados na voragem de coisas bem menos importantes. Bem menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! A saúde é uma bênção e temos tendência para esquecer isso ;)
      Beijinho

      Eliminar
  3. É o bem mais precioso e o que menos depende de nós :(

    Beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Paulo! Nunca devíamos esquecê-lo. :)

      Um grande beijinho!

      Eliminar