terça-feira, 7 de maio de 2013

Um ano



Há anos, quando eu desisti do mestrado, uma pessoa que me era especialmente querida na altura ofereceu-me uma caneta e fez-me prometer que, mesmo abandonando a tese, eu não deixaria de escrever. Não cumpri a promessa. Nem sequer fechando o que escrevia no fundo escuro de uma gaveta a que muito poucos tiveram acesso, como fazia na altura. Por pudor de revelar o que me ia na alma. Porque, como me dizem agora, "uma pessoa se expõe muito quando escreve". Na verdade,  fui lentamente espaçando a escrita até ela se fazer raridade e excepção, por falta de incentivo, de vontade, ou tudo junto e sei lá que mais.
E agora, muitos anos e muitas histórias depois, mudou tudo.
Foi há exactamente um ano. Era uma segunda-feira de Primavera, dia cinzento e chuvoso, no tempo em que ainda tinha um gabinete quase só para mim. Luxos! Estava sozinha, naquele dia. Um luxo ainda maior. Não tinha muito que fazer. E assim, de repente, talvez porque tinha andado a ler os blogues da Helena Sacadura Cabral, lembrei-me de criar também um blog meu. Sem ter a mais pequena ideia de como isso se fazia. Levei a manhã toda em experiências e tentativas. Algumas pessoas, que conhecem a minha faltinha de jeito para a tecnologia, compreenderão porquê. E deu nisto. Mais tarde, já recentemente, tive uma ajuda simpática e preciosa para o melhorar e lhe acrescentar mais uns pormenores a que não chegaria sozinha. E pronto. Afeiçoei-me a ele. E tornou-se um caso sério...
Não gosto muito do nome, confesso, que surgiu assim, sem pensar. Reconheço que Isto e aquilo é um bocadinho podre. Mas de resto, apesar de ver alguns blogues esteticamente tão perfeitos, posso dizer que gosto dele. Porque é meu. Porque nos trezentos e sessenta e cinco dias que se seguiram àquela manhã de tédio e de chuva, escrevi cento e oitenta e seis posts. E hoje, o meu blog ocupa-me espaço e tempo de vida, devolveu-me o prazer e a vontade de escrever que mais que um gosto é, às vezes, até, uma necessidade. E  é, também, muito do que eu sou.
Mais: o blog abriu-me um novo mundo, o mundo da blogosfera, que eu desconhecia e de que até hoje ainda só sei o lado bom. Aprendi imenso, conheci blogues a que me liguei e fiz um pouco "meus" e pessoas de quem passei a gostar muito e com quem criei laços, afinidades, afectos e cumplicidades mesmo sem as ter visto, o que antes me parecia muito estranho e mesmo impossível.
Um ano depois, estou muito satisfeita com o que blog trouxe à minha vida, e o quanto me enriqueceu por dentro e tudo o que me acrescentou. E, por isso, não posso deixar  de agradecer à Helena, em primeiro lugar,  que sem o saber, me inspirou e me motivou a dar o primeiro passo, e cuja força continua a dar-me alento. E também ao Paulo e à Virgínia, que generosamente me têm "emprestado" as suas lindíssimas fotografias,  as quais ajudam a tornar o meu blog mais bonito. E o carinho e o conforto de todas as pessoas que por aqui passam, dos que lêem e dos que comentam, sobretudo,  porque sabe mesmo bem sentir que há gente do lado de lá. E de todos os que escrevem blogues que eu me delicio a ler e com os quais aprendo tanto.
Escrever é pois muito melhor agora do que era dantes, porque é a vida partilhada e esta janela escancarada para o mundo.
Exponho-me muito? Mostro demais de mim, como me dizem às vezes? Quero lá saber! Já tenho idade para fazer e dizer tudo o que me apetece. E é tão bom...
(Fotografia de Paulo Abreu e Lima)

8 comentários:

  1. Enquanto professora, aprendi que nunca se deve pedir aos alunos que escrevam o que quer que seja sem um objectivo, sem um destinatário ou receptor. Todos nós escrevemos para alguém, mesmo exprimindo o que nos vai no mais íntimo da alma.
    A blogosesfera é realmente um mundo estranho onde há um relacionamento, uma cumplicidade, uma espera e uma certeza. Sabemos que ninguém nos vai magoar ou agredir....e muitas vezes, é exactamente o contrário que acontece, o carinho e até o amor dos que nos lêem compensa-nos de um modo extraordinário nas alturas difíceis. Sei-o por experiência. Também se alegram com as nossas pequenas alegrias. Isso anima-nos a continuar a escrever....

    Parabéns, Isabel. Cá estarei para a ler....

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Virgínia, por estar aí e ser tão querida!...
      A Virgínia é uma grande blogoamiga, que me lê e comenta mais que toda a gente, o que sabe muito bem... E anima, sim.

      Na verdade até acabo por encontrar muito mais receptividade assim do que no meu círculo mais íntimo.

      Eu também gosto muito do seu blog. Cá continuamos, pois.
      Um grande beijinho :)

      Eliminar
  2. Subscrevo tudo o que tão bem diz, Isabelinha. É isso mesmo. Muitos parabéns e venham mais posts! E afetos também, claro :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada minha querida Fatinha!
    Muitos posts novos também para o seu "Aefetivamente". E muitos afectos para todos nós ;)

    beijinho. Grande!

    ResponderEliminar
  4. Fui ver. Foi no 8º andar da Praça de Alvalade e há tantos oitavos andares naquela praça...

    Parabéns pelo seu primeiro ano aqui pela blogosfera, Isabel. De um blogue faz-se o que se quer (já tive cinco), mas, de preferência, que seja sempre uma experiência boa e enriquecedora, porque para as outras basta viver.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulo!
      Foi um ano muito enriquecedor e bom, sim. E o Paulo também contribuiu para isso, com a sua amizade e a sua presença aqui, que me tem ensinado tanto... ;)

      Beijinho :)

      (Obrigada também por me deixar utilizar aqui as suas deslumbrantes fotografias. Mais beijinhos ;)

      Eliminar
  5. Parabéns ao blogue e à autora. Que a blogosfera lhe seja sempre um caminho bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma honra receber a sua visita, Ivone. E um prazer, sobretudo. Seja bem-vinda!
      Obrigada pelos parabéns e pelos votos.

      Beijinho :)

      Eliminar