domingo, 23 de junho de 2013

A maior lua cheia do ano

 
(...)
Dentro da escuridão
Procuro a noite inteira
Onde você está
Ó lua feiticeira

Lunera ó luna lunera
Luna
Lua feiticeira
Ai de quem de mim te escondeu
Lua luar
Lua luar
Dona sol
Renasce e vem dançar

(...)
 
Dizem que, hoje, a lua será catorze por cento maior do que habitual e trinta por cento ainda mais brilhante. É por volta das nove da noite que ela atinge o "perigeu", o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, o que não voltará a acontecer desta forma nos próximos dezoito anos.
Mas, para lá de todas as explicações científicas, hoje o dia é para olhar para o céu. E deixar-se encantar pela misteriosa e enfeitiçante  luz da lua...

(Fotografia de Paulo Abreu e Lima)


 

2 comentários:

  1. O jornalismo praticado neste país vai de mal a pior... e quem paga somos todos nós que gostaríamos de receber notícias correctas!

    A lua não esteve 14% maior do que o habitual. Contando com a média, entre o perigeu e o apogeu, esteve apenas 7%. Muita gente fala da Lua e não sabe nada, absolutamente nada, dela. Uma pena, pensando que é uma "companheira" para toda a vida.

    Beijinho :)

    ps: que é feito da Geninha...?
    pps: grato pela foto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver? Isto é o que dá não falar com um especialista e fiarmo-nos na comunicação social. :P
      Li essa informação no jornal, acompanhada de uma explicação toda científica, que me pareceu credível. Fica a correcção feita. Mas, aqui para nós, Paulo, a Lua é, mais que tudo, para contemplar e deixar-se levar pelo seu encanto. E isso é tão bom que (para mim) chega...

      Não faço ideia do que é feito da Geninha, que nunca mais ouvi falar, mas tenho ideia que terá ido para o Brasil.

      Quanto à fotografia, Paulo, quem agradece sou eu. E muito! Na verdade, só por vergonha não ponho fotografias suas em todos os meus posts.
      Mas sobre isso já me pronunciei muitas vezes e não quero estar a repetir-me excessivamente. O Paulo sabe bem o que acho delas (e... não quero que fique demasiado vaidoso!!!... eheh ;)

      Beijinho :)

      Eliminar