domingo, 9 de junho de 2013

Lisboa em festa (II)



http://www.youtube.com/watch?v=v6P68KXeBy4

É na semana que agora começa que Lisboa vive plenamente a sua festa, num frenesim de alegria que se espalha aos quatro ventos, com  espectáculos, exposições, arraiais e toda  uma programação diversa, para todos os gostos, que junta o mais popular ao mais elitista e/ou  intelectual, nas ruas, nos teatros, nos cinemas, nas lojas tradicionais e um pouco por  todo o lado.
Nos bairros populares vive-se a Lisboa mais castiça, assumidamente boémia, marinheira, varina e fadista, das sardinhas e dos manjericos, das marchas e das procissões, de ruas enfeitadas com cores garridas e varandas floridas, de pregões, de algazarras de vozes que duram até ser dia, dos bailes e dos santos, Santo António e São Vicente, que a inspiram e abençoam.
Nestes dias, os elevadores da Glória, da Bica e do Lavra "vestem-se" a rigor, há animação nos eléctricos e nas praças, um baile em casa esquina, cinema ao ar livre, feiras de rua, DJs nos jardins, jazz ao fim do dia, concertos, bandas filarmónicas, provas desportivas e tantas outras iniciativas que se multiplicam até à exaustão e que tornam Lisboa ainda mais especial, nos dias que anunciam o Verão e o antecipam, porque se vivem ao ar livre, noite fora, em exaltada e excessiva euforia.
Tenho por  Lisboa um amor desmedido e inabalável, superlativo, diferente do que sinto por todas as outras cidades de que também gosto. Porque Lisboa é minha!
Orgulho-me de ter nascido e de viver neste lugar tão romântico e encantador, que eu sei de cor e conheço a pé, nos seus mais escondidos recantos, nas vielas estreitas de Alfama e nas largas avenidas e praças, com o Tejo sempre à espreita,  fazendo-se desentendida e adormecendo embalada pelas suas águas quietas, em incessante e antigo namoro.
E, no entanto, tal como acontece com os amores  que duram no tempo, conheço-a bem, e mesmo assim Lisboa continua a ser capaz de me surpreender e enfeitiçar, de me fazer sonhar deslumbrada pela sua luz maravilhosa e única, que em Junho ganha um esplendor ainda  maior.

(Fotografia de Paulo Abreu e Lima)

15 comentários:

  1. A bem dizer, as festas já começaram no último fds e até me diverti bastante. Pena que o S. Pedro ande a fazer-se esquisito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sim, começaram logo no início do mês, mas esta é a semana forte. O tempo não está grande coisa, mas vai melhorar. E a festa faz-se na mesma, com frio ou com calor...

      Eliminar
  2. Já não bastam os noticiários cheios de chachada popular e ainda temos de ler blogues a dar-nos mais do mesmo? Desculpe lá, Isabel, mas isto só interessa aos lisboetas.

    E falem-me de crise;-))

    Bom 10 de Junho.

    Ao menso tenho os MUSE no Dragão para me consolar......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, que mau humor... ;)
      Desculpe lá eu gostar de Lisboa e viver intensamente as festas da minha cidade - brincadeirinha! :P

      Bom concerto e bom feriado, Virgínia!

      Beijinho

      Eliminar
  3. Sente-se neste seu post, e noutros que tenho lido, o seu orgulho por Lisboa, a sua terra natal. Ainda bem, acho saudável que assim aconteça. Também gosto de Lisboa, mas orgulho-me mais do meu Algarve.:) Afinal, foi ali que nasci,foi ali que deixei as minhas raízes.
    As festas populares têm o seu encanto. E servem, no mínimo, para aliviar da tensão do dia a dia... Por isso, Isabel, viva com alegria e intensidade as festas da sua cidade. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que estou a fazer, Maria Vitória!... ;)
      Também é no Saldanha e nas Avenidas Novas que continuo a sentir-me em casa, apesar de já não viver lá há bastante tempo. Mas foi onde cresci... O que é que se há-de fazer?

      Beijinho

      Eliminar
  4. Desculpe o meu comentário. Foi mesmo spoiler. Mas não gosto nada de festas populares - nisso sou talvez elistista e só fui uma vez o S. João. Faço a festa aqui no meu bairro, na rua com as famílias que vvem aqui e abrem as suas casas na noite de S.João. Todos estão convidados, há balões a granel e comidinha da boa.

    Divirta-se já que não tem os problemas das greves com que se chatear!! Estar na DREL tem essas compensações!!! E em férias para mais!

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei por achá-lo um pouco agressivo, confesso, mas depois levei-o para a brincadeira. Não tenho que desculpar nada. Tem a sua opinião. Se eu não tivesse gostado mesmo nada, não o teria publicado. Mas já sei que a Virgínia às vezes tem assim umas "explosões". Sem problema :)

      Eu também não vou para Alfama, porque já não tenho paciência. Quando era adolescente, tínhamos um grupo grande, levávamos as violas e cantávamos e dançávamos a noite toda, com os moradores de Alfama, verdadeiramente castiços. Era uma animação e era muito divertido. Mas agora já não há pachorra para tanta confusão.
      Mas em geral gosto sempre de sair e nunca fico em casa. Porque no Santo António Lisboa inteira está na rua e o ambiente é de festa. E há muito por onde escolher: do baile popular ao "Festival do Desassossego". Em geral, vou à festa do Xafarix,( que a Virgínia não deve conhecer) Também é na rua, mas é um pouco mais elitista que o baile popular. Encontro sempre ali velhos amigos e tem a animação de que eu gosto. Mas às vezes vou por outros caminhos, consoante a companhia e a disposição do momento.
      Eu até não sou nada destas coisas: detesto a passagem do ano e o Carnaval ainda mais. Mas o Santo António é imperdível! É para mim, uma das melhores noites de Lisboa.

      Divirto-me sim, certamente! Pois não tenho os problemas das greves, felizmente. Pelo menos por enquanto. Mas estou sempre em contacto com muita gente que está na escola e sei mais ou menos a confusão que vai por lá. E estou de férias; tão bom! ;)
      Mas tenho um aluno de explicação que vai fazer exame e está bem stressadinho. Para já e até 2ª, pelo menos, as férias são só a 70%. Porque quando um aluno meu vai a exame, eu vou a exame com ele... :)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Pode nem parecer, mas gosto de visitar o seu «isto e aquilo». De resto, retribuo a sua pendular gentileza :)) Mas queria só deixar um pequeno registo que tem a ver com a sua genuina alegria e sentimento por Lisboa e, ao mesmo, tempo, reparar como a alusão a Lisboa desperta de imediato regionalismos acerbados... não consigo entender porquê, mas é assim, foi sempre assim e sempre assim será. Que não seja, ao menos, pecado gostar (ou ser) de Lisboa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho extraordinário que seja um visitante do meu "Isto e Aquilo", coisa de que não fazia a mais pequena ideia. :)
      Eu gosto imenso do seu blog e do seu humor. Houve até um dia, já não sei qual era o post, que me ri tanto a lê-lo que toda a gente no gabinete quis saber do que me ria tanto e eu li o seu post em voz alta (eheheh)

      Quanto ao diz sobre regionalismos e se se refere especificamente ao comentário da Virgínia, isto é meio a sério e meio a a brincar. A Virgínia é uma óptima pessoa e tem estas "explosões" às vezes que também são provocatórias. Porque ela adora "picardias" (acho eu!). Tudo boa gente ;)

      Obrigada pela visita
      Isabel

      Eliminar
    2. EU sou de Lisboa, nasci na Rua Rodrigo da Fonseca, 70, estudei sempre em Lisboa e só saí de lá em 1975.

      Não se aflija que eu não acuso Lisboa de nada e muito menos a Isabel. Divirtam-se!

      Eliminar
    3. :)))
      Obrigada. Depois lhe conto.
      Beijinho

      Eliminar
    4. Ó Nelson, você não sabe com quem se meteu...:)))

      Eliminar
    5. Isto hoje vai ser só bailaricos, majaricos, sardinha assada, vinho e marchas, Isabel :) Se puder, ou tiver paciência, ainda levo a máquina fotográfica para que fique tudo muito bem registado...

      Beijinhos :)

      Eliminar
    6. Pois é Paulo, festa mesmo! Eu adoro esta noite de euforia. Excitação total :)
      Levar a máquina, também levo, mas jamais conseguirei rivalizar consigo... Registe pois tudo muito bem registadinho para nos deleitarmos depois. Já sabe que adoro, como se pode ver pela imagem junta :P

      Grande beijinho, Paulo! :)

      Eliminar