terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sinais de Outono



No calendário ainda não chegou a hora mas, se olharmos atentamente tudo o que nos rodeia, notamos já pequenos indícios que anunciam sua chegada, no cheiro diferente do amanhecer, na névoa que torna menos nítida a linha do horizonte, nos dias que lentamente vão demorando a clarear, na cidade que aos poucos volta a encher-se e retoma o seu ritmo habitual, ou na aragem branda que se ergue ao de leve, ténue sinal de que o tempo está a mudar, mas que logo se dissipa para dar lugar ao calor de fim de Verão e ao sol que à tarde ainda se impõe, majestoso, a fazer valer a sua força, como se quisesse com isso apaziguar a melancolia do final de férias. Daqui a nada voltam as aulas, os livros e os cadernos novos; e a vida a saber a recomeço, novo ano, projectos e desafios renovados. E regressa também o cheiro intenso da terra molhada depois das primeiras chuvas, os aromas típicos das castanhas, dos marmelos e de canela, o som dos pingos de chuva a bater nos vidros e o aconchego reconfortante da nossa casa, ou de uns braços que nos servem de refúgio. E as folhas secas a estalar sob os nossos passos, as ruas e praças e jardins em tons dourados, amarelos, vermelhos, laranja e castanhos, numa mistura de cores indistintas que faz do Outono essa magnífica estação, simultaneamente nostálgica e bela, verdadeira festa para todos os nossos sentidos.
(Fotografia do Blogue Pé-de-Meia, de mfc)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Pena ter-se esquecido do São Martinho, santo da minha devoção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada José! Ahahah! Na verdade nem me ocorreu o São Martinho, porque não sou grande fã de castanhas. apesar de gostar do cheiro, que é impossível dissociar do Outono. Sou mais nozes e marmelada ;)

      Eliminar
  2. Há quem considere o Outono uma época triste, melancólica, sombria.
    Há até quem tenha receio do caír da folha, sinal de morte, para os populares mais ligados às origens.
    O Outono que aqui vejo está muito bem escrito. Transporta-nos para uma espécie de "tomara já que ele venha".

    Há muitos provérbios de S. Martinho.
    Escolho este: 'No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho'

    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de "tomara já que ele venha", que eu não vivo por antecipação e acho que tudo tem um tempo certo de acontecer. Apenas a constatação que, de uma forma difusa e quase imperceptível, o Outono já se faz anunciar. E eu gosto do Outono, quase tanto como gosto da Primavera!

      Eliminar