sábado, 21 de setembro de 2013

Despedida do Verão






http://www.youtube.com/watch?v=sfQ21qn11e0

Amanhã já é Outono, ainda que o Verão tarde em despedir-se, numa demorada casmurrice de querer adiar a inevitável e iminente partida. Não é de todo a minha estação preferida, embora goste dos dias luminosos e quentes que parecem não ter fim, das horas que passam mais lentas, da brisa da tarde junto ao rio e da quietude das noites de lua cheia, enorme e cintilante. O Verão é o tempo da preguiça.
E o meu termina como começou: entre sol, mar e gaivotas, alternando a solidão e a companhia, no silêncio de uma praia semi-deserta, onde mesmo as ondas mal se ouvem e tudo parece mais sossegado, harmonioso e perfeito que nunca. É em dias assim que me viro para dentro e desço ao mais fundo de mim, enquanto o meu olhar se detém na tranquilidade azul do horizonte, muito nítido ainda. E deixo o pensamento voar. Eu sou da água, que é o meu elemento, que me atrai tanto quanto me assusta, metáfora perfeita da vida, na sua quase imperceptível evanescência.
Daqui a pouco, eu sei, o sol enfraquece e fica muito mais baço, vem o vento e a chuva, o mar enfurece-se e os dias são ora azuis ora cinzentos, num tempo que subtilmente se vai já anunciando, na aragem mais fresca da manhã e do fim do dia.
O Outono é para mim uma estação muito mais citadina, mais interior, de emoções mais contidas e estados de alma menos exaltados, mas não menos autênticos, com a doce nostalgia que lhe está associada, nos tons dourados das folhas que caem das árvores e enchem o chão, e em tudo o que faz desejar mais recato e aconchego e protecção.
Os dias que aí vêm podem não ter a alegria efusiva da Primavera, nem o abandono indolente do Verão, ou a beleza que se pode encontrar  na tristeza sombria do Inverno, mas é única a magia do espectáculo de todas as cores  misturadas. Poético, até. E, no fundo, as estações vão rodando e cada uma tem o seu encanto. E dão-nos a possibilidade de ir  traçando  novos caminhos, na certeza de que daqui a algum tempo, de novo, un jour viendra couleur d'orange...

4 comentários:

  1. Que o Outono de 2013 seja muito bem vindo.

    Bom domingo, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se nota muito, mas o Outono já está aí :)))

      Obrigada. Para si também.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Só chega às 21 horas e quarenta e tal minutos. Ainda dá para beber um gin tónico sobre o rio... :)

    (bela foto da gaivota!)

    ResponderEliminar
  3. Um gin tónico, um mojito, uma caipirinha, no meu lugar preferido junto ao rio (que não digo aqui qual é...) :)

    Sabia que chegava hoje, mas não sabia a hora. Aproveitemos, pois, os últimos minutos do Verão. E que venha o Outono, cheio de finais de tarde e dias e horas, para encher de muitas coisas boas.

    (Obrigada! Lá calhou... Passou-me mesmo à frente do nariz ;)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar