quinta-feira, 20 de março de 2014

Já chegou a Primavera!




É oficial: há pouco mais de uma hora, às dezasseis horas e cinquenta e sete exactas, segundo os entendidos, começou a Primavera. No calendário, claro está. Porque na realidade desta vez ela antecipou-se, decidindo-se, magnanimemente, a satisfazer vontades alardeadas e inconfessados desejos e, após as inclemências e rigores do Inverno mais cinzento dos últimos anos, irrompeu de súbito há duas semanas, mesmo a tempo de festejar os meus anos na alegria imensa dessa chegada imprevista e no encantamento dos primeiros dias de sol e temperatura amena.
Hoje, dizem, o sol cruza o equador e o dia é do mesmo tamanho que a noite. Não sei bem se são dados científicos, mas sei que agora se dissipam as sombras e começa a que é para mim a melhor época do ano. Agora, são três meses bons, de possibilidades infinitas, em que melhora a disposição e tudo se anima e brilha mais, e cresce a vontade de fazer imensas coisas, na luz do sol sem excessos, na claridade dos dias cheios de cores e perfumes fortes de flores, de cantos vibrantes de pássaros, de sorrisos radiosos e de momentos perfeitos de puro prazer, o coração ao alto e a vida a (re)começar.

 (Fotografias de José Manuel Durão)

4 comentários:

  1. Nem a Primavera pode ser gabada.
    Antecipou-se mas foi-lhe determinado recolher obrigatório.

    E assim, em tons que alternam o cinzento molhado com o amarelo esbatido de um Sol que diz ainda não estar preparado, vamos andando até finais de Abril.

    Beijinho, Isabel e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ñão sei se será bem assim. Ouvi dizer que a chuva não é para durar e as temmperaturas vão manter-se amenas.
      Seja como for, impõe-se celebrar a Primavera a preceito e, por isso, entro en férias dentro de meia hora, mais ou menos, e rumo para sul de visita a uma das minhas cidades, onde tudo é sol, luz, alegria e cor. (Ou quase...)


      Obrigada. Bom fim de semana também para si, António. Beijinho

      Eliminar
    2. Boas férias.
      Traga, no regresso, uma boa dose de sol, luz, alegria e cor :)

      P.S.: O que eu disse corresponde às indicações do Istituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Considerando que não é tecnicamente possível fazer previsões com mais de 10 dias, a ver vamos.

      Eliminar
    3. Eu não acredito nada nessas previsões e acho que no sul para onde vou está sempre bom tempo.
      Ou pelo menos, quando se está de férias, isso tem talvez menos importância.

      Trarei comigo, sim, a legria e o colorido desse sul que trago no coração e onde preciso de me "reabastecer" de vez em quando :)

      Eliminar