sexta-feira, 25 de abril de 2014

40 anos depois



https://www.youtube.com/watch?v=IRqsnI7vpcw 

Tenho memórias difusas e desgarradas do que foi este dia há quarenta anos. Lembro-me que era quinta-feira e estava um dia de Primavera como o de hoje, ventoso e pouco quente. Que não houve aulas, nem saí de casa; e que tudo se passou mais ou menos de ouvido atento às notícias da telefonia (como se dizia na altura) e de olhos postos ora na televisão, ora na janela, de onde em frente se viam soldados armados de metralhadoras, na esquina da Duque d'Ávila e Marquês de Tomar, pela proximidade com Quartel-General da Região Militar de Lisboa, então situado no Palácio de Vilalva, em São Sebastião.
Sem qualquer consciência política, não tinha a noção exacta do que se estava a passar, e o que retenho desse dia, acima de tudo, são os olhares expectantes, feitos de nervosismo e ansiedade, dos adultos que me rodeavam.
Recordo melhor o que veio depois: todos os excessos, em sentido positivo e negativo também, e a crença quase generalizada num mundo melhor. Na verdade vivi a adolescência em plena euforia pós-revolução, com tudo o que isso teve de bom e mau.
E hoje, quando olho para trás, penso que nestes quarenta anos está a substância da minha vida inteira e a maior parte da minha história. Em liberdade, pois!...

4 comentários:

  1. Não me lembro, tinha apenas 10 meses. Mas adoro o trecho da Sophia. E tenho muito orgulho neste dia.

    ResponderEliminar
  2. Pois! É mais ou menos isto...Para mim foi um marco na minha vida, mas também desilusão atrás de desilusão...Hoje vejo tudo mais em leque...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tem um sim e um não, positivo e negativo e as circunstâncias actuais fazem sobressair o desencanto.
      Como sempre, como em tudo, há que manter o sorriso. E prosseguir. :)

      Beijinho, Madalena.

      Eliminar